Diretor do remake de Matador de Aluguel, Doug Liman não comparecerá à estreia do longa durante a noite de abertura do SXSW 2024, que acontece em março. O cineasta afirmou em texto publicado no Deadline que o boicote se dá pela escolha de lançar o filme diretamente no streaming pela Amazon, indo contra o que a empresa afirmou que faria após a aquisição da MGM. “Eles anunciaram que investiriam um bilhão de dólares em filmes para os cinemas, lançando pelo menos 12 por ano. Eles o elogiaram como ‘o maior compromisso de uma empresa de internet com os cinemas’.”
“Os fatos”, seguiu o diretor. “Assinei para fazer um filme para os cinemas pela MGM. A Amazon comprou a MGM. A Amazon me disse para fazer um ótimo filme e veremos o que acontece. Fiz um ótimo filme.” Segundo Liman, Matador de Aluguel seria um grande hit, tendo recebido avaliações superiores aos principais sucessos de sua carreira. O cineasta também elogiou a performance de Jake Gyllenhaal, afirmando que o trabalho do ator era “definidor de carreiras”.
Liman disse entender que um algoritmo apontou que seria financeiramente mais vantajoso lançar o longa no streaming e que ele mesmo não tem nenhum problema em fazer filmes para as plataformas, mas pontuou que Matador de Aluguel foi feito especialmente para a tela grande. “Isso prejudica os cineastas e estrelas de Matador de Aluguel que não compartilham [com os executivos] as vantagens de um filme de sucesso numa plataforma de streaming. E privam Jake Gyllenhaal — que apresenta o melhor desempenho de sua carreira — da oportunidade de ser reconhecido na temporada de premiações.”
Liman ainda enumerou como a escolha de lançar grandes filmes diretamente no streaming prejudica a indústria como um todo, incluindo os executivos. “As receitas de bilheteria são os cofres de guerra que permitem aos estúdios os recursos para fazer filmes. Não é nenhuma surpresa que vejamos demissões em todo o setor, inclusive na Amazon — sem filmes nos cinemas, não há receita entrando. E, quando os cinemas fecharem, poderá levar décadas para que o negócio se recupere, se isso acontecer.”
Por fim, o diretor fez um apelo para que decisões como essa não sejam tomadas com base no que os computadores dizem ser financeiramente mais interessante. “Um computador não sabe o que é compartilhar a experiência de rir, torcer e chorar com um público lotado em um cinema escuro — e, se a Amazon conseguir o que quer, o público futuro também não saberá.”
Diferentemente do longa original, estrelado por Patrick Swayze em 1989, Gyllenhaal será um ex-lutador de UFC que é contratado como segurança de um estabelecimento de estrada no arquipélago de Florida Keys, onde aprende a duras penas que seu novo lar não é tão paradisíaco assim.
Além dele, o elenco conta ainda com Billy Magnussen (007: Sem Tempo Para Morrer), Daniela Melchior (O Esquadrão Suicida), Lukas Gage (The White Lotus) e Arturo Castro (Broad City). A direção do projeto ficará com Doug Liman, de Sr. e Sra. Smith, enquanto o roteiro é assinado por Anthony Bagarozzi e Charles Mondry.
Road House estreia em 21 de março no Prime Video.