Um dos maiores diretores de comédias de todos os tempos, Blake Edwards morreu na manhã desta quinta-feira, aos 88 anos, em sua casa. Sua esposa, a atriz Julie Andrews, e os dois filhos adotivos do casal, os órfãos vietnamitas Amy Leigh e Joanna Lynn, estavam ao seu lado.
blake edwards
Edwards dirigiu clássicos como Bonequinha de Luxo (1961) e Vício Maldito (1962), mas ganhou notoriedade mesmo com a série da Pantera Cor de Rosa. Foram cinco parcerias com Peter Sellers dentro da série, entre 1963 e 1978. Com seu ator-símbolo, Edwards fez também Um Convidado Bem Trapalhão, em 1968. O diretor foi interpretado por John Lithgow em A Vida e a Morte de Peter Sellers (2004).
A comédia física, o forte de Edwards, dos tempos de inspetor Clouseau e de filmes como A Corrida do Século (1965), dividiu espaço com crônicas comportamentais em longas como S.O.B. (1981) e Victor ou Victoria (1982).
Blake Edwards recebeu um Oscar honorário em 2004, num dos momentos mais memoráveis da história recente da Academia. Um dublê numa cadeira de rodas, com o pé quebrado, avançava para receber a estatueta das mãos de Jim Carrey, então a cadeira perdia o controle e o suposto Edwards sofria uma queda já invadindo os bastidores. O verdadeiro então aparecia de pé, com o paletó coberto de pó e uma das mangas rasgadas. Reveja.