Filmes

Artigo

O Estranho Mundo de Jack | 20 coisas que você precisa saber

Filme de Henry Selick completa 20 anos

29.10.2013, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 15H09

Em 29 de outubro de 1993 era lançado nos cinemas estadunidenses O Estranho Mundo de Jack. A mistura entre Halloween e Natal teve origem em um poema escrito por Tim Burton em 1982 e apesar de muitos acharem que o cineasta foi o responsável pela direção do filme, Henry Selick (Coraline) encabeçava a produção. Para celebrar o aniversário de 20 anos do filme, separamos 20 curiosidades que você (provavelmente) não sabia:

1. O Estranho Mundo de Jack tem 24 quadros por segundo. Para capturar o movimento dos personagens, eles têm uma pose diferente para cada quadro. Um micro movimento, uma foto, outro movimento, outra foto, e assim por diante. Cada minuto do filme tomou por volta de uma semana de filmagens, totalizando em três anos para todos os 110 mil quadros e 76 minutos de filme.

2. Se houvese qualquer problema com um dos quadros em uma cena era necessário voltar para o início e fazer tudo de novo.

3. Foram inventados dois itens durante as filmagens para ajudar no andamento do filme: um era um "alarme de luz", que avisava os animadores caso alguma luz do set não ascendesse. O outro era um sistema que permitia um técnico a trocar um boneco que quebrasse durante uma cena. Anterior às criações, se alguma das situações acontecessem durante as filmagens, toda a tomada estaria arruinada.

4. São mais de 60 personagens no total, cada um com três ou quatro cópias, enquanto o departamento de esculturas consistia de apenas quatro pessoas - responsáveis por todos os bonecos.

5. Para a animação de Jack Skellington, mais de 400 cabeças diferentes foram usadas. Para fazê-lo piscar era necessário trocar as pálpebras. Cada piscada leva até três quadros para ser completa.

6. Sally, por sua vez, tem diferentes máscaras para cada uma de suas expressões faciais. Não foi possível fazer cabeças completas por causa de seu cabelo - trocar a cabeça atrapalharia no movimento das madeixas ao longo da cena.

7. De acordo com Henry Selick, Vincent Price seria a voz original do Pai Natal. No entanto, após a morte de sua esposa, a saúde do próprio Price começou a deteriorar, tornando sua performance muito frágil e fraca. As gravações foram inutilizadas e, para o desgosto de Selick, o papel teve de ser dado a outra pessoa.

8. Foram necessários 13 animadores, 100 cameramen especialmente treinados para o trabalho e 19 estúdios com os 230 cenários.

9. O cenografista Gregg Olson construiu uma maquete 1/4 da Cidade do Halloween como um modelo para o cenário real. Partes do set tiveram de ser separadas em pedaços menores porque ele não cabia inteiro em apenas um estúdio. Para facilitar o acesso dos animadores aos bonecos, foram posicionados vários alçapões para que fosse possível alcançá-los por baixo.

10. Apesar de serem em miniatura, todos os cenários foram iluminados como se tivessem tamanho real - foram apenas usados instrumentos de iluminação menores. Muitos dos sets requeriam de 20 a 30 luzes para dar o efeito dramático necessário à cena.

11. Danny Elfman não tinha um roteiro como base para criar as músicas do filme. Ele pedia que Tim Burton descrevesse as cenas para que pudesse compor.

12. Segundo a equipe, a cena mais difícil de se fazer de todo o filme foi aquela em que Jack pega a maçaneta da Cidade do Natal. Ali é possível ver o reflexo de toda a floresta atrás de Jack, incluindo o rosto do esqueleto.

13. Tim Burton não pode dirigir O Estranho Mundo de Jack devido a sua responsabilidade com Batman - O Retorno e Ed Wood. O diretor Henry Selick estima que Burton esteve presente no set entre oito a dez dias durante a produção.

14. Em 2001, a Walt Disney Pictures considerou fazer uma continuação para o filme, mas em vez de usar stop motion, executivos queriam fazer o filme com computação gráfica. Tim Burton convenceu o estúdio a desistir da ideia, alegando que sentia que o filme tinha uma pureza própria e não queria ver "Jack indo à terra do Dia de Ação de Graças" ou coisas do tipo.

15. A voz falada de Jack é de Chris Sarandon enquanto a parte cantada é toda de Danny Elfman. Sarandon não acreditava que pudesse cantar durante as sessões de dublagem e o compositor tomou seu lugar.

16. Há apenas duas cenas em todo o filme que foram rodadas em velocidade normal, sem ser em stop motion: uma é a cena de abertura que mostra as árvores na floresta e a outra é a que mostra os insetos caindo no panelão do Oogie Boogie.

17. Patrick Stewart narrou a sequência de abertura original do filme. Seu trabalho ainda pode ser ouvido na trilha sonora.

18. O filme não foi inicialmente lançado sob o selo Walt Disney Pictures devido ao então CEO da companhia, Michael Eisner, que achou o filme "muito sombrio para crianças" e utilizou a Touchstone Pictures em seu lugar. O relançamento do longa em 3D no ano de 2006, no entanto, veio com a marca Disney.

19. O poema original de Tim Burton tinha apenas três personagens: Jack, Zero e Pai Natal. Os demais foram criados para o longa.

20. Jack Skellington já fez aparições em outros filmes de Tim Burton e Henry Selick: em Os Fantasmas se Divertem, sua cabeça aparece no topo do chapéu carnavalesco que Beetlejuice usa mais ao fim; e em James e o Pêssego Gigante ele é um dos piratas-esqueleto que James encontra em seu caminho.

Com informações obtidas do IMDb, BuzzFeed e Neatorama.