Os filmes baseados em HQs se tornaram um verdadeiro fenômeno nos últimos anos. Arrecadando bilheterias cada vez maiores, as produções começaram a chamar atenção não apenas do público, mas também das premiações. O grande exemplo é Coringa, longa que conta uma origem alternativa para o maior vilão do Batman, que venceu o principal prêmio no Festival de Veneza, se tornou a maior bilheteria em um filme para maiores, e fez história ao receber 11 indicações ao Oscar.
Vencedor em dois prêmios no Oscar 2020, o filme conferiu às adaptações de quadrinhos um novo grau de prestígio ao vencer em Melhor Ator, uma das principais categorias da cerimônia. Confira abaixo a história dos longas baseados em HQs na premiação:
Superman do Fleischer Studios
A primeira produção baseada em quadrinhos a receber uma indicação ao Oscar foi a série animada do Superman produzida pelos estúdios Fleischer. Porém, o vencedor de Melhor Curta Animado na edição de 1942 foi Me Dê Uma Pata, de Walt Disney.
Superman
Curiosamente foi o próprio Homem de Aço a receber o primeiro prêmio para as HQs na premiação. O clássico Superman de 1978 foi indicado a Melhor Edição de Som, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora, mas saiu vencedor na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
Batman
Quase uma década depois foi a vez do Homem-Morcego receber um Oscar. Batman, o filme de Tim Burton, venceu em Melhor Direção de Arte, a única categoria em que estava concorrendo. Curiosamente, esse longa iniciou a tradição da premiação em premiar filmes com o Coringa.
Dick Tracy
A primeira obra inspirada em HQs a vencer múltiplas estatuetas no Oscar foi Dick Tracy, filme de Warren Beatty que adapta as tirinhas policiais de mesmo nome. Indicado a sete categorias no Oscar de 1991, incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Al Pacino, o longa levou troféus de Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Melhor Canção Original.
MIB: Homens de Preto
Parte do grande público não sabe, mas MIB: Homens de Preto é uma adaptação de quadrinhos. Composta por duas minisséries escritas por Lowell Cunningham e desenhadas por Sandy Carruthers, o quadrinho se tornou o filme de sucesso estrelado por Will Smith e Tommy Lee Jones anos após se tornar propriedade da Marvel. O longa venceu na categoria Melhor Maquiagem e foi indicado a Melhor Direção de Arte e Melhor Canção Original para Musical ou Comédia.
Estrada para Perdição
Adaptação da HQ de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner publicada pela DC Comics, o drama policial Estrada para Perdição venceu o prêmio de Melhor Fotografia no Oscar de 2002. O longa de Sam Mendes ainda foi indicado a Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Ator Coadjuvante para Paul Newman.
Homem-Aranha 2
O segundo filme do Homem-Aranha dirigido por Sam Raimi recebeu o prêmio de Melhores Efeitos Visuais, categoria que o primeiro filme concorreu em 2003. O longa ainda foi indicado a Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Batman: O Cavaleiro das Trevas
O segundo filme da trilogia do Batman comandada por Christopher Nolan levou dois Oscars para casa. Falecido um mês antes da cerimônia, Heath Ledger recebeu o prêmio póstumo de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação do Coringa. A outra categoria em que o longa saiu vencedor foi Melhor Edição de Som, em que derrotou Homem de Ferro e O Procurado, ambos baseados em quadrinhos. Além das vitórias, Cavaleiro das Trevas concorreu a Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Especiais.
Operação Big Hero
Baseada em um mangá publicado pela Marvel, Operação Big Hero venceu o Oscar de Melhor Animação em 2015. Dirigido pelos experientes Don Hall e Chris Williams, a animação trouxe uma singela participação de Stan Lee como o pai do herói Fred.
O grande quase
Em 2014, a categoria de Melhores Efeitos Especiais gerou uma curiosa concorrência entre filmes baseados em quadrinhos. Disputavam Capitão América: Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Porém, a estatueta foi para Interestelar, a ficção científica de Christopher Nolan.
Esquadrão Suicida
Contrariando qualquer expectativa de prêmios, já que o longa recebeu uma enxurrada de críticas negativas, Esquadrão Suicida tem um Oscar para chamar de seu. O longa superou Star Trek: Sem Fronteiras e Um Homem Chamado Ove e levou na categoria de Melhor Maquiagem.
Pantera Negra
O primeiro filme de quadrinhos a receber indicação na categoria de Melhor Filme foi Pantera Negra. Nomeado em sete categorias, o longa do Marvel Studios venceu três, sendo elas Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.
Homem-Aranha no Aranhaverso
Os quadrinhos voltaram a categoria de Melhor Animação em 2019 com Homem-Aranha no Aranhaverso. Mesclando diversas técnicas de animação com uma estética próxima à dos quadrinhos, o longa superou Ilha dos Cachorros e Os Incríveis 2.
Coringa
O filme solo do Palhaço do Crime foi o grande líder de indicações no Oscar 2020, incluindo Melhor Filme, Fotografia, Figurino, Direção, Edição, Cabelo e Maquiagem, Edição de Som, Mixagem de Som e Roteiro Adaptado. Das 11 nomeações, o filme de Todd Phillips saiu com as estatuetas de Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Melhor Trilha Sonora.