Robert Downey Jr. em Oppenheimer (Reprodução)

Filmes

Lista

10 filmes fundamentais de Robert Downey Jr.

Coroado com o Oscar por Oppenheimer, ator tem uma trajetória cravejada de clássicos

04.04.2024, às 10H30.

O Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Oppenheimer chegou, para Robert Downey Jr., após mais de 40 anos de uma das carreiras mais ilustres, infames e curiosas da Hollywood moderna. De astro adolescente a menino-problema, passando a rosto mais famoso do cinema de super-herói e chegando a superastro seletivo com seus projetos, ele viveu muitos altos e baixos nesse tempo todo.

Para te ajudar a entender essa jornada, e encontrar alguns filmes bacanas pelo caminho, selecionamos 10 projetos essenciais de Downey Jr - confira abaixo.

Mulher Nota 1000 (1985)

Robert Downey Jr. em Mulher Nota 1000 (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para aluguel e compra no Prime Video e no Apple TV+.

Este clássico de John Hughes (O Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado) sobre dois jovens que tentam criar a “mulher perfeita” é frequentemente lembrado pelos nostálgicos de plantão - mas, por alguma razão, pouca gente parece se lembrar de que o filme também marcou um dos primeiros papéis de destaque de um jovem Robert Downey (na época, creditado sem o “Jr.”), interpretando o popular estudante-atleta Ian, que enche a paciência dos protagonistas Gary (Anthony Michael Hall) e Wyatt (Ilan Mitchell-Smith) na escola.

Para quem quiser ver outros filmes da mesma era galã-teen do ator, vale se arriscar em comédias como O Rei da Paquera (1987, no Oldflix) e Johnny Bom de Transa (1988, somente mídia física).

Segredos de uma Novela (1991)

Robert Downey Jr. em Segredos de uma Novela (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV+ e Google Play.

Os anos 1990 chegaram para Robert Downey Jr. (agora devidamente creditado para reconhecer o legado do seu pai, o cineasta indie Robert Downey Sr.), e ele tentou aos poucos se afastar do “estigma” do arrasador de corações adolescentes. Segredos de uma Novela ainda é uma comédia, mas o tom de sátira é bem diferente dos filmes à la John Hughes, e o pedigree do elenco ao redor de Downey (Sally Field! Kevin Kline! Whoopi Goldberg!) dá a dica de um ator em busca de ser levado a sério.

No mesmo pique, ele estrelou projetos como Abaixo de Zero (1987, somente mídia física), adaptação de Bret Easton Ellis; e o drama de tribunal Justiça Corrupta (1989, para aluguel e compra no Prime Video), com James Woods.

Chaplin (1992)

Robert Downey Jr. em Chaplin (Reprodução)

Onde assistir: Disponível somente em mídia física.

Uma cinebiografia épica, de 2h30 de duração, de um dos maiores nomes da história do cinema - ser escalado em Chaplin e conquistar o coração dos críticos com sua performance foi o passo final na jornada de legitimação dramática de Downey Jr. Foi também a sua primeira indicação ao Oscar, embora recentemente ele tenha dito que se sente “aliviado” por ter perdido a estatueta para Al Pacino (Perfume de Mulher).

Short Cuts - Cenas da Vida (1993)

Robert Downey Jr. em Short Cuts (Reprodução)

Onde assistir: Disponível somente em mídia física.

Trabalhar com Robert Altman costumava ser praticamente um rito de passagem para os atores estadunidenses - e Downey Jr. não foi diferente. Em Short Cuts, um mosaico ácido da vida suburbana dos EUA, ele interpreta Bill, o marido de Honey (Lili Taylor), que começa uma amizade perigosa com o desequilibrado Jerry (Chris Penn). Foi a chance de Downey trabalhar com um elenco estreladíssimo, incluindo Julianne Moore, Jennifer Jason Leigh, Tim Robbins, Lily Tomlin e Frances McDormand.

Ricardo III (1995)

Robert Downey Jr. em Ricardo III (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming no Runtime.

Um dos últimos suspiros dessa fase de ouro original da carreira de Downey Jr., o ótimo Ricardo III transporta o clássico de William Shakespeare para a Inglaterra dos anos 1930, durante a ascensão do fascismo pela Europa. Os premiadíssimos Ian McKellen e Annette Bening são os protagonistas, é claro, mas Downey tem um papel importante como Lorde Rivers, o irmão da Rainha Elizabeth. 

A sua ótima performance mostra todo o potencial que se apagou com os problemas cada vez mais graves de Downey com drogas. Da mesma era, atenção para Assassinos pot Natureza (1994, no Star+), Feriados em Família (1995, somente mídia física) e O Outro Lado da Nobreza (1995, no Kino Pop).

Beijos e Tiros (2005)

Robert Downey Jr. em Beijos e Tiros (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para aluguel e compra no Prime Video, Apple TV+ e Google Play.

Após anos atribulados tanto pessoal quanto profissionalmente, Downey Jr. começou a armar seu grande retorno com esta excelente comédia de ação de Shane Black (com quem o astro se reuniria em Homem de Ferro 3). Na trama, ele interpreta um ladrão que é confundido com um ator e mandado a Los Angeles para a produção de um filme de Hollywood - por lá, ele e o detetive particular vivido por Val Kilmer se envolvem em uma conspiração.

Zodíaco (2007)

Robert Downey Jr. em Zodíaco (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming na Max.

Para muitos, ainda a melhor atuação da carreira de Downey Jr. Trabalhar com David Fincher é o sonho de muitos atores, e o papel do repórter criminal Paul Avery ainda é crucial para entender a análise de obsessão que Fincher construiu em Zodíaco. Ao lado de Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo, Downey entrega quela que talvez tenha sido a atuação que convenceu Hollywood a acreditar nele de novo.

Não que outros filmes não tenham contribuído: vale olhar com carinho para Boa Noite e Boa Sorte (2005, somente mídia física), Santos e Demônios (2006, somente mídia física), O Homem Duplo (2006, para aluguel e compra no Apple TV+ e no Prime Video) e A Pele (2006, somente mídia física).

Homem de Ferro (2008)

Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming no Disney+.

Pois é, Tony Stark é meio incontornável quando o assunto é Robert Downey Jr. A escalação do astro como o Homem de Ferro no filme que deu o pontapé inicial no Universo Cinematográfico Marvel foi o retorno definitivo (e em grande estilo!) do ator à crista da onda de Hollywood - e uma das apostas mais arriscadas da história do Marvel Studios, que bancou a escolha do diretor Jon Favreau contra os conselhos de boa parte de Los Angeles.

O resto é história: Downey Jr. se tornou o rosto mais reconhecível da franquia mais importante do século XXI no cinemão estadunidense, interpretou o personagem em outros nove filmes, e encerrou sua jornada com Vingadores: Ultimato, uma das maiores bilheterias da história. Até hoje a Marvel não se recuperou da sua saída.

Trovão Tropical (2008)

Robert Downey Jr. em Trovão Tropical (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming na MGM.

Ao mesmo tempo em que se tornava peça fundamental de uma verdadeira revolução dos blockbusters, Downey Jr. conquistava os críticos e os votantes da Academia com uma das poucas performances escrachadamente cômicas a entrarem no Oscar. O seu Kirk Lazarus de Trovão Tropical, um personagem que tirava sarro dos atores de Método e do blackface que sempre foi prevalente em Hollywood, bateu esse preconceito e fez Downey concorrer a Melhor Ator Coadjuvante.

Sherlock Holmes (2009)

Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (Reprodução)

Onde assistir: Disponível para streaming na Max.

Completando o trio de filmes que solidificou o comeback de Downey, Sherlock Holmes transformou o ator no novo rosto de um dos personagens mais marcantes da cultura pop e solidificou o seu status como chamariz de bilheteria. Pode ser que a franquia não tenha vingado tanto quanto poderia (foi só uma continuação, em 2011, e desde então um festival de promessas sobre um terceiro filme), mas o longa sobrevive como peça importante na carreira de Downey.

Só para completar as nossas indicações, o ator encontrou tempo para alguns projetos paralelos enquanto estava ocupado interpretando Tony e Sherlock - vide O Solista (2009, para aluguel e compra no Apple TV+ e no Prime Video), Um Parto de Viagem (2010, no Prime Video) e O Juíz (2014, na Max).