Filmes

Notícia

Site mostra versão de Watchmen - O Filme que Paul Greengrass teria feito

Dominic Watkins mostra artes conceituais e comenta mudança no roteiro

14.09.2010, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H07

Antes do filme de Zack Snyder, Watchmen teve uma complicada história em Hollywood, com projetos abortados desde os anos 80, quando Alan Moore e o diretor Terry Gilliam conversavam sobre a adaptação. Em 2006, o filme quase saiu, com roteiro de David Hayter (X-Men 1 e 2), revisado por Alex Tse, e direção de Paul Greengrass (A Supremacia Bourne, Vôo 93, Ultimato Bourne).

A versão de Greengrass colapsou em 2005, quando a Paramount abriu mão do projeto e a Warner Bros. acolheu, colocando Snyder no comando (fazendo mudanças no texto-base de Hayter e Tse). Detalhes sobre como teria sido essa versão de Greengrass finalmente foram revelados pelo site CBR, em uma entrevista com Dominic Watkins, designer de produção que chegou a pensar muito do visual do filme - o que você vê na galeria ao lado.

Entre as mudanças, está a nave do Coruja, bem com sua oficina - embora não muito diferente do que apareceu na versão final. Os desenhos também incluem o construto do Dr. Manhattan em Marte, e o próprio personagem azul. Mas a grande mudança estava no roteiro.

A revelação é que o filme teria uma grande mudança em relação à versão de Snyder: a história se passaria nos tempos atuais (leia-se: 2006), ao invés dos anos 80. "Na época, achei que seria mais marcante, pois [a HQ] foi escrita tendo como pano de fundo Reagan e a Guerra Fria à toda. Achei que o clima político do regime Bush tinha chegado ao mesmo ponto, e estávamos à beira de algo catastrófico, então pensei que fazer uma versão de Watchmen mais contemporânea e aplicá-la à década de 2000 era uma boa ideia e bem mais relevante do que acabou sendo", declarou Watkins.

O designer revela que, no momento em que o projeto foi cancelado, a produção estava a uma semana de começar a construção dos sets. Greengrass preferiu fazer Ultimato Bourne. Watkins ainda comenta, na entrevista, que recentemente foi convidado a ser designer de produção do filme dos Vingadores. Mas declinou por uma razão: ainda não havia roteiro.