Wes Craven, conhecido diretor de filmes de terror como Pânico e A Hora do Pesadelo, morreu neste domingo, aos 76 anos, segundo o The Daily Beast. O cineasta tinha câncer no cérebro e lutava contra a doença há alguns anos.
Cravem nasceu em 2 de agosto de 1939 em Cleveland, Ohio. Antes de ficar conhecido pelo seu trabalho com terror, o cineasta chegou a trabalhar na indústria pornográfica, assinando alguns filmes sob pseudônimos. Em 1972 ele dirigiu Aniversário Macabro (The Last House on the Left), seu primeiro longa-metragem. Nos anos 80, criou Freddy Krueger e deu início a franquia de A Hora do Pesadelo. Já nos anos 90, criou Ghostface e deu início a franquia Pânico, que recentemente chegou à TV - leia mais. Em 2008, conversamos com o diretor sobre a refilmagem de Aniversário Macabro - leia aqui. Também falamos com Craven durante a divulgação de Pânico 4 - leia aqui.
Entre os outros filmes de Craven estão a versão live-action de O Monstro do Pântano (1982) e Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, 1977). Seu último trabalho como diretor foi em Pânico 4, de 2011, mas ultimamente estava envolvido em projetos para a TV como People Under The Stairs e Sleepers.
James Wan, diretor de Invocação do Mal e outros novos clássicos do terror, falou no Twitter sobre o falecimento de Craven - "Não posso acreditar nas notícias. Tristeza sincera e minhas mais profundas condolências com o falecimento de Wes Craven. Verdadeiramente uma das minhas maiores inspirações":
Can't believe the news. Heartfelt sadness and deepest condolences with the passing of Wes Craven. Truly one of my biggest inspirations. #rip
— James Wan (@creepypuppet) 31 agosto 2015
Também no Twitter, o último post do diretor, publicado em 27 de julho, deixa uma bela mensagem para quem quer trabalhar com o que ama: "Pegue o primeiro trabalho que conseguir na indústria que quer entrar. O trabalho não importa, colocar o seu pé na porta é o que importa".
Take the 1st job you can in the industry you want to get into. The job doesn't matter, getting your foot in the door does. #MondayMotivation
— Wes Craven (@wescraven) 27 julho 2015
Leia mais sobre Wes Craven