Antes mesmo do início da cerimônia oficial do Grammy 2022, a jovem cantora Olivia Rodrigo (de só 19 anos) já garantiu que levará para casa ao menos um gramofone dourado. Em pré-evento transmitido no YouTube, onde foram anunciados diferentes vencedores das muitas categorias da premiação (assista acima), Rodrigo levou o troféu por Melhor Performance de Pop com "driver's license".
- Jon Batiste, Olivia Rodrigo e Silk Sonic brilham no Grammy 2022; veja vencedores
- Marília Mendonça é lembrada e homenageada no In Memorian do Grammy 2022
- Foo Fighters se torna a banda americana mais premiada no Grammy da história
Esse foi o primeiro grande prêmio conquistado por Rodrigo na noite deste domingo. A cantora briga ainda nas categorias Gravação do Ano, Álbum do Ano (com Sour), Música do Ano (novamente com "driver's license"), Artista Revelação e Melhor Álbum de Pop Vocal. A disputa de Melhor Vídeo Musical, na qual ela também disputou um prêmio, foi vencida por Jon Batiste.
Resumo da noite
Movida de janeiro para abril por conta da pandemia de covid-19, a 64ª cerimônia do Grammy aconteceu neste domingo (3) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O prêmio mais cobiçado da noite, de Álbum do Ano, ficou para We Are, de Jon Batiste. Entretanto, Olivia Rodrigo, com três troféus, e o supergrupo Silk Sonic, com quatro, foram os nomes de maior destaque na noite.
Pré-evento
Contando com um evento de abertura, transmitido no YouTube e dedicado a distribuir alguns dos muitos troféus da premiação, a festa mal começou e já tinha distribuído uma boa dose de estatuetas. A começar pelas categorias de Mídias Visuais, onde brilharam produções da Pixar, Netflix e do Amazon Prime Video
Recordista de indicações ao Grammy aos 19 anos de idade, a jovem Rodrigo acabou vencida nas premiações prévias pelo recordista geral da edição atual, Batiste (destacado em 11 categorias), na corrida por Melhor Vídeo Musical. Em compensação, Rodrigo faturou o prêmio de Melhor Performance de Pop por "driver's license".
Em outra premiação de destaque relegada ao pré-evento, o rapper Tyler, the Creator teve Call Me If You Get Lost eleito como Melhor Álbum de Rap, batendo nomes de força como Kanye West, Nas e Drake. Na divisão de Rock, os Foo Fighters venceram tudo que disputaram, se tornando a banda americana com mais vitórias em Grammy na história.
Apresentações e homenagens
Além de trazer apresentações Batiste, H.E.R., BTS, Billie Eilish, Lil Nas X e Rodrigo, a premiação também contou com homenagens ao compositor Stephen Sondheim, que faleceu no final do ano passado, e ao baterista dos Foo Fighters, Taylor Hawkins, que morreu em março deste ano. Para este momento In Memoriam, subiram ao palco Cynthia Erivo, Leslie Odom Jr., Ben Platt e Rachel Zegler. Antes, Eilish havia feito uma homenagem própria a Hawkins.
O segmento chamou a atenção dos fãs brasileiros por incluir uma menção à cantora sertaneja Marília Mendonça, vítima de uma acidente aéreo em novembro de 2021. A homenagem, entretanto, não incluiu uma das damas máximas da música do nosso país, Elza Soares, morta em janeiro deste ano.
Responsável pela apresentação do evento, o comediante sul-africano Trevor Noah se manteve entre a reverência aos músicos e a irreverência com o noticiário de cultura pop. Já na abertura, ele cutucou a grande polêmica da última semana: o tapa dado por Will Smith em Chris Rock no Oscar 2022. Depois, evitou tocar em assuntos espinhosos e conduziu tranquilamente a cerimônia. Confira abaixo a lista completa de vencedores nas principais categorias da premiação.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.