A lista de indicados do Grammy 2025 está entre nós, destacando álbuns de Beyoncé, Sabrina Carpenter, Charli XCX, Taylor Swift e muito mais - mas, como sempre, o anúncio não veio sem sua fatia de inclusões e exclusões inesperadas.
- Veja a lista completa de indicados ao Grammy 2025
- Beyoncé se torna artista mais indicada da história do Grammy
E, como sempre, o Omelete está aqui para listar os maiores esnobados - e as indicações que nos deixaram mais perplexos - da maior premiação da música. Confira a seguir!
SURPRESA: André 3000
O integrante do OutKast retornou de um hiato de 17 anos em 2024, com o seu álbum No Blue Sun, mas se você nem tinha ouvido falar disso... fica tranquilo, porque o disco em questão é um épico de 1h27 de duração composto inteiramente de faixas instrumentais, com a flauta de André como a grande estrela da mixagem.
Álbuns nessa seara dificilmente chegam às categorias principais do Grammy, ainda mais a Álbum do Ano, como bem demonstra a competição de 3000 pela estatueta: popstars como Sabrina Carpenter, Beyoncé e Taylor Swift. Mas, quer saber? Que massa!
ESNOBADA: Ariana Grande
Tendo em vista o tratamento de gala que o Grammy deu para os álbuns anteriores de Ariana Grande, a exclusão do seu Eternal Sunshine e dos hits que saíram dele ("Yes, And?" e "The Boy is Mine") das categorias principais foi uma surpresa.
A estrela de Wicked ainda levou algumas indicações nas categorias secundárias dedicadas especificamente ao pop, mas não vai competir por prêmios como Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano desta vez.
SURPRESA: Kendrick Lamar
Ninguém aqui está discutindo o talento de Kendrick Lamar, e muito menos que ele ganhou a briga contra Drake - de lavada! -, mas é curioso uma premiação institucional (e, portanto, dada a diplomacia) como o Grammy abraçar com tanto entusiasmo um lançamento como "Not Like Us", talvez o ataque mais virulento de Lamar ao seu rival canadense.
"Not Like Us", a saber, entrou na lista em Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Videoclipe, Melhor Performance de Rap e Melhor Canção de Rap.
ESNOBADO: Jack Antonoff
Por que dá para dizer que Jack Antonoff foi esnobado no Grammy 2025, mesmo que tantas de suas produções (incluindo o Tortured Poets Department, álbum de Taylor Swift) tenham sido indicadas? Bom, a chave está na categoria Produtor do Ano - Não-Clássico.
Em 2022, 2023 e 2024, Antonoff levou a estatueta da categoria, sendo condecorado como o produtor mais importante do mainstream americano naqueles anos. É no mínimo curioso que, dessa vez, ele não tenha nem entrado na lista de indicados - ainda que tenha trabalhado com Swift, Lana Del Rey, Kendrick Lamar e outros artistas.
SURPRESA: Beatles
Embora tenham levado sete estatuetas do Grammy durante sua carreira (e sido indicados 23 vezes ao todo), ainda é curioso ver que os Beatles estão na disputa de algumas das principais categorias do Grammy 2025 - mais de meio século depois do fim da banda.
A culpa é de "Now and Then", canção inédita dos britânicos lançada este ano. Realizada com a contribuição dos dois membros sobreviventes da banda (Paul McCartney e Ringo Starr) e utilizando gravações antigas não utilizadas dos outros dois (John Lennon e George Harrison), ela cavou um lugar em Gravação do Ano e Melhor Performance de Rock.