HQ/Livros

Lista

Guardiões da Galáxia 2 | Quem é Stakar, o importante personagem de Stallone

A menção ao personagem terá repercussões no futuro!

20.04.2017, às 12H28.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

A Marvel confirmou que Sylvester Stallone interpreta Stakar Ogord em Guardiões da Galáxia Vol. 2! Embora esse personagem apareça bastante mudado no filme, a simples menção do seu nome desperta nos fãs a inevitável expectativa de ver no cinema a formação original dos Guardiões (não perca o OmeleTV de hoje sobre isso!). Na galeria abaixo, resumimos quem é Stakar, um dos personagens mais complicados do universo cósmico da Marvel.

A origem

Stakar apareceu pela primeira vez em 1975, na HQ dos Defensores. Assim que surgiu, Stakar logo se vinculou aos Guardiões da Galáxia, um grupo formado nas HQs em 1969 mas que só aparecia esporadicamente nas HQs Marvel Super-Heroes e The Defenders. Entre 1969 e 1975, os Guardiões se formaram e conseguiram expulsar os aliens Badoon da Terra, e Stakar - que adotaria o codinome Starhawk, ou Águia Estelar - foi fundamental nessa aventura contra a raça que escravizou o Sistema Solar.

"Alma" dos Guardiões

Originalmente, os primeiros Guardiões - Major Vance Astro, Charlie-27, Martinex e Yondu -, humanos que viviam em diferentes planetas do Sistema Solar, se uniram apenas para combater os Badoon. Uma vez vitoriosos, eles não se ajustaram à vida de civis na Terra, e foi Stakar quem sugeriu que o grupo se tornasse uma patrulha fixa em missões pelo espaço. Segundo o roteirista Dan Abnett, que escreveu a HQ Guardians 3000 com essa equipe, Stakar é a alma do time.

Adoção e linhagem

"Stakar da Casa Ogord." É assim que a Marvel apresentou o personagem pela primeira vez. Ogord é o nome de um membro da força militar do planeta Arcturus IV, os Reavers, que tinham a missão de erradicar os mutantes de sua raça. Numa investida contra um grupo de mutantes, Ogord encontra um bebê e acredita ser um arcturiano puro, e então o adota para ser seu filho e lhe dá o nome Stakar Ogord. As faixas e as cores de Ogord, que Água Estelar carrega na testa nos quadrinhos (e Stallone nos ombros, no filme), são símbolo dessa linhagem familiar adotiva.

"Aquele que Sabe"

Dos seus genes e dos poderes do Deus Água, Stakar ganha imortalidade, manipulação de luz e precognição, além dos básicos superforça, supervelocidade, resistência, agilidade, poder de voar. Quando Stakar une seus poderes de manipulação da luz com os de Aleta, ele é capaz até de combater Thor na mão. O poder de precognição, porém, é o principal; Stakar está destinado a transferir sua consciência para seu corpo de bebê através das eras, e por isso ele revive sua própria vida repetidamente, sempre alterando eventos futuros como ele julga ser melhor. Stakar se autoproclama "Aquele que Sabe".

Pais biológicos

Stakar cresceu crente de que seus pais biológicos eram um casal mutante de Arcturus IV. Uma história posterior esclareceu a linhagem: o personagem é filho de dois nomes importantes do universo cósmico da Marvel, o super-herói Quasar e Kismet, a versão feminina do macho perfeito Adam Warlock (Kismet foi remodelada para dar origem, no filme, a Ayesha, a alta sacerdotisa da raça dos Soberanos). Nas HQs, Stakar é sequestrado e separado dos seus pais. O fato de ser um humano com aperfeiçoamentos genéticos (assim como Kismet) explica porque Stakar se tornaria, adulto, um personagem superpoderoso.

Irmãos e amantes

Uma das bizarrices envolvendo o personagem é que Stakar e Aleta, quando ocupam o mesmo corpo, acabam desenvolvendo um vínculo amoroso. Eles pedem ao Deus Águia que se separem - e então se casam e têm três filhos. Nas HQs, tudo isso acontece numa Terra alternativa, nos anos 3000, envolvendo muita viagem no tempo até o século 20. Provavelmente a Marvel vai desconsiderar no cinema tanto o período histórico quanto as confusões parentais de Stakar, cujos poderes são bastante anormais.

O Deus Águia

Stakar tem uma variedade de poderes que se explicam por sua origem em experiências genéticas mas também pelo poder do Deus Águia. Obcecado por arqueologia, Stakar explora ruínas e encontra essa criatura, um deus predador que viajava pelo espaço deixando vivos apenas os seres mais fortes. Desperto, o Deus Águia transfere seus poderes aos dois filhos de Ogord, tanto Stakar quanto Aleta Ogord. Em certo momento, Stakar e Aleta se fundem num único ser, e quando Stakar é a personalidade dominante ele adota o codinome Água Estelar.