Séries e TV

Notícia

Titanic: Final Word | James Cameron volta a investigar o naufrágio em documentário

Programa vai ao ar em abril, no centenário da tragédia

10.12.2011, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

James Cameron vai voltar ao Titanic para um especial do canal National Geographic. Em Titanic: Final Word, o diretor visitará mais uma vez os vestígios do naufrágio e examinará, com engenheiros, arquitetos e historiadores, as causas da tragédia. O programa será exibido em abril, no centenário do acidente - o navio irlandês RMS Titanic partiu em 10 de abril de 1912 para naufragar, depois de colidir com um iceberg, em 14 de abril daquele ano.

James Cameron

James Cameron

Camerou já visou mais de 30 vezes os destroços e agora usará o que há de mais moderno na exploração submarina desde que o navio foi descoberto, em 1985. Segundo o representante do National Geographic Channel, Michael Cascio, o diretor é obcecado pelo navio. "Ele está tentanto descobrir a causa exata do naufrágio. Ele vai comparar a sua pesquisa com o filme para ver o que ele aprendeu desde então e o que pode ser acrescentado à história".

O modelo de 12 metros usado no filme foi reconstruído no MBS Media Campus - os estúdios onde Cameron filmará as duas sequências de Avatar. A locação foi usada por Cameron e sua equipe de especialistas para uma investigação da ciência por trás do navio. Os resultados, que serão apresentados no documentário, podem mudar os fatos conhecidos como as causas da tragédia. Cameron é atualmente um explorador residente da National Geographic e escreverá também um artigo para a revista na edição especial que será publicada em abril.

Titanic, o filme, volta aos cinemas convertido em 3D em 6 abril de 2012 - também relembrando os 100 anos da tragédia.