Nos últimos anos, o EVERGLOW testemunhou de primeira fila o crescimento do k-pop como fenômeno global. Desde sua estreia na indústria, em 2019, o sexteto formado por E:U, SIHYEON, MIA, ONDA, AISHA e YIREN marcou território com megahits como “Dun Dun Dun”, “La Di Da” e “First”, acompanhando colegas como BTS, BLACKPINK, TXT e NCT na expansão de um público não-coreano de k-pop que começou a ser construído uma geração antes, por nomes como Super Junior, 2NE1 e PSY.
Em entrevista ao Omelete antes de fazer o seu primeiro show no Brasil, o grupo apontou justamente para essa diversidade de nomes - e gêneros musicais - como o trunfo do k-pop para se espalhar pelo mundo. “A diversidade dentro do k-pop só cresceu nos últimos anos, então acho que ficou mais e mais divertido encontrar as músicas que você gosta no meio dessa produção. E as performances são divertidas também, é claro!”, comentou a rapper E:U, que ainda disse estar estudando línguas diferentes para se comunicar com fãs.
A colega AISHA assinou embaixo: “Todos os grupos estão incorporando mais gêneros em suas canções, acho que isso é a principal atração do k-pop. E, olhando para a nossa relação com os fãs internacionais, percebo que eles nos motivam muito. Mesmo que exista uma distância física enorme entre nós, sinto que somos muito próximos no meu coração”.
Líder do grupo, SIHYEON foi quem respondeu quando o Omelete levantou o tema dos possíveis choques culturais causados pela exportação do k-pop para um público que não está acostumado com seus termos, processos e linguagens muito particulares. Ela disse acreditar que um erro comum desses novos públicos é achar que o k-pop se limita a canções de pista de dança.
“Algumas pessoas acham que o foco é só na performance, que fazemos pop dançante e só isso, mas temos muitas canções lindas que passam longe disso. Se você gosta de música um pouco mais calma, espero que possa tentar nos ouvir também! Também queremos ser capazes de curar nossos ouvintes e trazer alguma emoção para eles”, comentou.
O EVERGLOW se apresenta no Terra SP, em São Paulo (SP), no próximo domingo (13), em evento produzido pela Highway Star. Ingressos saem entre R$ 240 e R$ 1.320, e estão disponíveis para compra pelo site da Shotgun.