Durante a nossa visita ao set de Liga da Justiça em Londres, o tom geral dado pela equipe era de que o longa-metragem da principal equipe da DC Comics seria uma celebração divertida dos super-heróis, no espírito aventuresco dos personagens espaciais criados por Jack Kirby, os Novos Deuses, que serão introduzidos no filme por meio da ameaça de Apokolips.
A volta de Superman
Superman aparece nas artes conceituais com o resto da equipe e está no elenco, mas Henry Cavill não esteve nas filmagens no dia da visita e seu uniforme sequer estava entre os demais, no departamento do figurinista Michael Wilkinson. Os realizadores, porém, dizem que os fãs não se decepcionarão com a esperada volta do Homem de Aço.
Um filme só
A trama não é mais dividida em duas partes. Segundo o produtor Charles Roven, Liga da Justiça é um filme só. O diretor Zack Snyder frisa que a história deste primeiro longa tem começo, meio e fim, mas continua confiante de que haverá uma continuação: "Ainda temos a data reservada para o segundo longa".
Muitas outras coisas, porém, foram comentadas, mostradas ou simplesmente avistadas durante o nosso dia inteiro de passeio pelo set, e na galeria abaixo você confere 25 segredos que descobrimos da produção, alguns deles ainda envoltos em mistério:
Sem mullet
Não espere um Homem de Aço ressurrecto com mullet, como na volta do personagem aos quadrinhos depois de sua morte em 1993. Questionado em tom de piada se Clark Kent voltaria cabeludo, Zack Snyder brincou que o cabelo dele talvez esteja ficando mais comprido, mas não muito.
Mulher-Maravilha madura
Mulher-Maravilha é uma heroína madura. Gal Gadot diz no set que ela não mudou muito em relação a Batman vs Superman, enquanto a personagem no seu filme solo "ainda encara seu crescimento, virando adulta e entendendo a complexidade da vida".
Compositor
O DJ holandês Junkie XL, que colaborou com Hans Zimmer na trilha de Batman vs Superman, notoriamente no tema mais roqueiro da Mulher-Maravilha, retornará para assinar a trilha de Liga da Justiça.
Zack Snyder e Geoff Johns
Em entrevista, Zack Snyder diz que tem uma ótima relação com o novo chefão dos filmes da DC, o quadrinista Geoff Johns. "O conhecimento de HQs dele é incrível, trabalhamos muito juntos definindo a Mulher-Maravilha de BvS", diz o diretor. Snyder revela que, inclusive, tem um projeto vindouro em parceria com Johns, que ele por enquanto mantém em segredo.
Uma capa para Mulher-Maravilha
A Mulher-Maravilha ganhará uma capa, que o figurinista Michael Wilkinson diz ter sido desenhada para BvS, mas que na época não foi aproveitada. Essa capa, com padrões de losangos, é dourada do lado de dentro e azul escuro por fora. Como as laterais da capa são mais curtas que o meio, ela se parece um pouco com a parte traseira de um poncho.
A não-cena pós-créditos
Zack Snyder diz que não colocou a cena de Luthor com as caixas maternas na cena pós-créditos de BvS porque seria muito parecido com o que a Marvel faz em seus filmes - por isso a decisão de divulgá-la online depois do lançamento do filme.
Lex Luthor à solta
Lex Luthor será inserido no filme com a trama já avançada. Embora o vilão esteja preso, Zack Snyder frisa que nos quadrinhos os presídios não são muito infalíveis contra tentativas de fuga.
A roupa do rei
O uniforme do rei da Antiguidade de Atlântida é bem próximo do clássico de Aquaman dos quadrinhos, com as calças verdes e o peito amarelo, e todo recoberto de escamas brilhantes.
O tridente de cinco pontas
O tridente de cinco pontas que Aquaman aparece usando em sua cena em Batman vs Superman deve ser a arma principal do personagem em Liga da Justiça. Além dele, um outro tridente, de três pontas, estará no filme, e aparece em artes conceituais sob posse do antigo rei de Atlântida.
RIP Silas Stone
O pai de Ciborgue, Silas Stone, deve ter morrido na cena da explosão de laboratório em que seu filho é transformado pela caixa materna, porque a sala nos Laboratórios STAR em que Ciborgue faz seus testes se chama Laboratórios Silas, em homenagem ao pai.
Homenagem aos heróis
O painel em homenagem ao mortos em O Homem de Aço (no memorial onde ficava a estátua pixada do "Falso Deus" Superman), em que aparece a palavra "Heroes" a certa altura de Batman vs Superman, deve ser reaproveitado em Liga da Justiça, porque pudemos ver no set várias placas formando sentenças como "We are the heroes" e ainda palavras como "lost" e "remember".
O novo Bat-sinal
Depois da destruição no embate de Batman vs Superman, o Batsinal agora fica localizado no terraço de um edifício em Gotham, provavelmente do Departamento de Polícia, que tem pequenas chaminés esfumaçadas e elementos tipicamente góticos da cidade. Chama a atenção, principalmente, uma redoma envidraçada nesse terraço, adornada no topo não por gárgulas mas por cinco ou seis caveiras encapuzadas de pedra.
Sem Sala da Justiça
Quem espera uma Sala de Justiça talvez se decepcione. O designer de produção Patrick Tatopoulos diz que os integrantes estão apenas se conhecendo então talvez não tenham uma base de operações ainda. Embora Batman tenha um hangar para a nave que transporta a Liga, esse hangar não é a base do grupo.
Dupla dinâmica
Ciborgue e Flash têm uma dinâmica cômica pelo menos no set, com o ator Ezra Miller fazendo piada com Ray Fisher e provocando-o: "Não posso negar nem confirmar que temos apelidos que criamos uns para os outros".
Wayne no espaço
A Flying Fox não foi desenhada especificamente para voar no espaço, mas no hangar de Bruce Wayne é possível ver que as Empresas Wayne têm uma divisão dedicada ao ar: a Wayne Aerospace, com seu logotipo em "W" formado pela ponta e pelas asas de um jato.
Parademônios
Os parademônios de Apokolips são como insetos humanoides, sem o aspecto robótico. Duas artes conceituais mostram dois tipos deles, um mais verde e outro alaranjado. Suas armas parecem extensões orgânicas dos braços e, na cena que vimos sendo rodada, Batman se refere a eles como "macacos voadores".
Os esportivos
Batman agora tem um hangar submerso, que fica separado da batcaverna. Esse hangar recebe principalmente a fortaleza voadora do Morcego, a Flying Fox, mas dois veículos "de lazer" de Bruce Wayne foram vistos no hangar no dia da visita ao set: uma moto Honda vintage e um carro esporte que estava todo coberto por lona e tela verde.
Batmóvel atualizado
Além de seus novos veículos, Batman também atualiza o Batmóvel de BvS. O carro agora tem um canhão que se eleva no lugar do assento do passageiro e visualmente transforma o poderio do Batmóvel numa artilharia de tanque de guerra.
Lugar para um
Um dos novos veículos do Batman, o Crawler recebe até três pessoas no seu cockpit, mas só há lugar para um piloto, justamente o Homem-Morcego. Os demais passageiros ficam de pé usando apoios de mão nos cantos do cockpit.
Bat-roupa ajustada
A roupa gasta do Batman de BvS foi levemente mudada. Olhando de perto, tem uma cor mais azul escuro e menos acinzentada na cor de fundo, e o pescoço ficou um pouco mais afinado. Além disso, a sunga tipo saqueira de futebol americano foi substituída por um corte mais sutil que lembra uma sunga, mas cuja linha inferior só vai até o meio da coxa (e não caracteriza uma sunga de fato).
O cenário real mais grandioso
Segundo o designer de produção Patrick Tatopoulos, por enquanto o set mais grandioso construído pela produção é a reprodução do edifício de ventilação dos túneis abandonados pela companhia de saneamento de Gotham na Ilha Stryker. Ali se passará uma cena de ação contra um exército de parademônios, entre o início e a metade do filme.
Cavalo de CGI
Pedaços de coisas vistas no chão do set, na área da construção de cenários ou encostadas pelos cantos: o torso de uma estátua grega de pedra e um cavalo de plástico coberto todo pelo pano verde que servirá para substituí-lo por um animal digital na pós-produção.
Cada Aquaman por si?
É possível que muita coisa mude no longa solo de Aquaman, em termos de figurinos e arsenal, porque no set o figurinista Michael Wilkinson diz que, por enquanto, não tem conversado com a equipe de James Wan sobre o reaproveitamento desses elementos no filme seguinte. "Aqui basicamente são as coisas que criamos com Zack [Snyder]", diz Wilkinson.