Após mais de 10 anos sem ter nenhum novo episódio do anime Bleach, os fãs ao redor do mundo finalmente poderão se reencontrar com o shinigami substituto Ichigo Kurosaki a partir desta segunda-feira (10). O retorno do anime é, no mínimo, um sinal de respeito com os fãs da obra, que viveram anos de incerteza sobre o retorno da trama - que alguns até podem considerar medíocre - enquanto viam outras obras sem qualidade ou demanda de público sendo renovadas.
Além dos fãs, a volta da animação também faz reverência ao mangaká Tite Kubo, que se precisou acelerar o encerramento da obra devido à preocupações com sua saúde. Agora, o anime retorna com uma qualidade visual que poucos outros podem se orgulhar de ter. A direção musical da obra seque impecável, como podemos observar nos trailers, e Ichigo continua o mesmo protagonista cativante de sempre.
No entanto, não há muito o que se comemorar para os fãs brasileiros, que ficaram sem a transmissão simultânea (o famoso simulcast). Como noticiado pelo Omelete, a Disney adquiriu da Viz Media o direito de distribuir o anime fora da Ásia. Nos Estados Unidos, os fãs ganharam o simulcast através da plataforma Hulu, enquanto em outros países a distribuição ficou com o Disney+. Entretanto, isso não vale para o Brasil, que até o momento sequer tem uma previsão de quando receberá a obra.
Se a Disney resolveu se aventurar no mercado de distribuição de animes, esperava-se mais qualidade nos lançamentos e um atendimento mais respeitoso para com os fãs brasileiros que fazem do país um grande mercado para a empresa. Recentemente, Bleach deixou os catálogos da Netflix, HBO Max e Crunchyroll para dar mais exclusividade para a Disney, o que deixou o público sem a oportunidade de rever a obra e ficar em dia com a série.
Por aqui, o anime deve chegar pelo Star+, que também pertence à empresa. É esperado pelos fãs que o título seja disponibilizado quanto antes, mesmo sem a dublagem - que demandaria muito tempo e atrasaria ainda mais a diversão de todos. Enquanto não temos novas notícias, o que nos resta é esperar e torcer para termos o Ichigo gritando “BAN-KAI” nas nossas TVs o mais rápido possível.
Sobre o arco final de Bleach
Obra de Tite Kubo publicada entre 2001 e 2016 no Japão, Bleach acompanha Ichigo Kurosaki, um estudante de 15 anos que tem o poder de ver fantasmas. Ele descobre, no dia em que conhece a ceifadora de almas Rukia Kuchiki, que existe uma ordem encarregada de combater os espíritos que se tornaram malignos, os Hollows. Uma luta com um desses maus espíritos faz com que os poderes de Rukia sejam transferidos para o rapaz, que passa a lidar com Hollows no lugar dela. O mangá teve 74 volumes, e também teve um anime exibido entre 2004 e 2012.
A Guerra dos Mil Anos é o último arco canônico de Bleach e narra o retorno do maléfico rei Quincy, Yhwach. Após ser derrotado pela Sociedade das Almas, o monarca retorna em busca de vingança contra os Ceifeiros da Morte e o Rei das Almas, entidade famosa desde o início da história, mas que nunca teve a aparência revelada na animação.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.