Uma das estreias mais aguardadas da temporada de animes de outubro, Dan Da Dan finalmente chegou aos streamings Crunchyroll e Netflix. A adaptação do mangá homônimo de Hiroshi Seko mistura ficção científica e fantasia em história hilária e sem qualquer pretensão de te fazer acreditar nela.
Segundo a sinopse, que também serve como resumo do primeiro episódio, “esta é uma história sobre Momo, uma adolescente que vem de uma família de médiuns espirituais, e seu colega de classe Okarun, um garoto fanático pelo ocultismo. Depois que Momo resgata Okarun de uns valentões, eles começam a conversar. No entanto, surge uma discussão entre eles, já que Momo acredita em fantasmas, mas nega a existência de alienígenas, e Okarun acredita em alienígenas, mas nega a existência de fantasmas.
Visando provar que o que acreditam é real, Momo vai a um hospital abandonado onde um OVNI foi avistado e Okarun vai a um túnel que dizem ser assombrado. Para surpresa deles, cada um se depara com atividades paranormais avassaladoras que transcendem a compreensão. Em meio a isso tudo, Momo desperta seu poder oculto e Okarun ganha o poder de uma maldição para superar esses novos perigos!
Entre os pontos positivos mostrados no primeiro episódio temos o equilíbrio de protagonismo entre os personagens principais — um menino e uma menina. Além da boa divisão de tela, a dinâmica entre os dois é absurdamente envolvente, tornando impossível não querer ver mais das próximas trapalhadas da dupla.
Outra qualidade da produção que merece destaque é a capacidade de mesclas problemas fantásticos — como alienígenas e assombrações — e questões do cotidiano adolescente, como escola, popularidade, vaidade e até a sexualidade. Esse traço de humanidade, reforçado nos protagonistas, torna a trama algo muito mais próximo da realidade, por mais difícil que seja aceitar a premissa da produção.
DAN DA DAN EM UMA CASCA DE NOZ
Título: Dan Da Dan
Resumo: Dois estudantes se desafiam a encontrarem ETs e fantasmas, mas a brincadeira sai do controle.
Mídia: Anime
Estúdio: Science SARU
Duração: 25 minutos por episódio
Quando estreia? Estreou em 3 de outubro, com um episódio
Onde assistir? Na Crunchyroll e Netflix, às quintas