Desde que se tornaram populares, as redes sociais ajudaram a conectar pessoas de todos os cantos do mundo. Enquanto plataformas como o Facebook fizeram com que amigos de longa data voltassem a se reencontrar, o Instagram e o TikTok permitiram que fãs ficassem ainda mais ligados aos seus ídolos e acompanhassem cada passo e novidade sobre eles. No caso do segundo, entre outras ações, a plataforma vem ajudando a impulsionar ainda mais a dublagem nacional e o trabalho dos atores de voz no Brasil.
Se, antes, era necessário um grande lançamento para que os dubladores pudessem ganhar espaço em veículos da imprensa ou, quem sabe, encontrar o público que admira seu trabalho em eventos pontuais que reuniam um determinado nicho em uma cidade; agora, basta abrir o aplicativo que, em poucos minutos o algoritmo vai mostrar os bastidores de uma gravação ou a rotina e as curiosidades da vida de um ator que antes só ouvíamos a voz.
Para Maíra Carvalho, Diretora de Operações do TikTok no Brasil, a grande potência da plataforma é a capacidade de fazer "o conteúdo encontrar as pessoas que se importam com o conteúdo e gerar uma conexão genuína". No que ela resume: "É tudo sobre o interesse da pessoa".
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Com este caminho mais curto e um intermediador ainda mais acessível, os tais nichos se tornaram comunidades que agregam gostos semelhantes e amplificam a voz dos criadores diretamente com o seu público.
Estes são dois fatores determinantes para o sucesso do Tiktok com o público nerd brasileiro e o avanço na popularidade de dubladores como criadores na comunidade, de acordo com Maíra. Para ela, a facilidade de colocar o público dentro da rotina de um ídolo junto ao atalho criado para a comunicação dos dubladores com admiradores são ferramentas para uma das principais potências da rede: a capacidade de formar comunidades no entorno de uma conversa.
E, quando essa comunidade é formada, com todos os interessados reunidos, o criador de conteúdo ou, neste caso, o dublador, consegue entregar algo que somente ele tem acesso, adicionando a sua contribuição única à conversa, como destaca a executiva:
"Algo que é muito importante é entrar na conversa. As vezes o reflexo do criador é falar sobre o que você quer falar. Mas o que as pessoas querem falar? Do que as pessoas já estão falando e você pode contribuir? Eu acho que essa é a lógica da construção de comunidade. Que é onde o criador vai muito bem, que ele se aproxima desta comunidade e conversa com ela; diferente de eu 'produzo um conteúdo e distribuo'".
Com o novo espaço, e um canal aberto direto com o público consumidor, a plataforma já registra mais de 11.2 milhões de publicações sob a #Dublagem e rostos antes escondidos atrás de uma voz, que passeava por personagens de animes, animações e atores estrangeiros, agora ganham notoriedade nas telas espalhadas por todo o país.