Se o trailer de Cavaleiro da Lua não deixa margem para dúvidas sobre a imprevisibilidade do seu protagonista, ele não poderia ser mais enigmático quando o assunto é o vilão dessa história. A misteriosa figura, vivida pelo ator Ethan Hawke, surge em meio a uma multidão de fiéis seguidores e, sem dizer nada, é recebido por reverências e olhares devotos. Ele exerce esse poder sobre as pessoas porque tem habilidades extraordinárias? Está em posse de algo que os interessa? Seus poucos segundos de tela não revelam. Sabe-se apenas que ele sente o caos interno de Steven/Marc/Cavaleiro da Lua (Oscar Isaac), e o incentiva a abraçá-lo; relembre acima.
Quem assistiu à prévia com o closed caption ligado, porém, percebeu que o personagem foi identificado como Arthur Harrow. O nome talvez não desperte a memória nem dos mais ávidos leitores dos quadrinhos, porque se trata de um vilão pouco expressivo, introduzido em 1985, na segunda edição de Moon Knight: Fists of Khonshu. Ainda assim, basta conhecê-lo um pouco para entender como ele poderia exercer esse tipo de influência sobre as pessoas. Nas HQs, Harrow é um médico bastante reconhecido pelos seus pares -- indicado ao Nobel, inclusive -- por causa da sua teoria sobre a dor. O grande objetivo das suas pesquisas é encontrar uma maneira de blindar as pessoas desse tipo de desconforto.
Mas não se engane pela sua suposta benevolência. Para começar, ele tem um interesse bastante pessoal nesse estudo, porque ele mesmo sofre com dores crônicas no rosto devido a uma condição chamada neuralgia do trigêmeo, que afeta a sensibilidade na região. Até aí, esse “egoísmo” não é nada condenável. Na realidade, é bastante compreensível. Condenável mesmo é o fato de que ele esteve associado aos nazistas e fez experimentos em pessoas aprisionadas em Auschwitz. Em outras palavras, ele torturou seres humanos para chegar na resposta que queria.
Marvel Comics/Reprodução
E o Rei Sol?
Apesar do nome e da sua missão ser um motivo plausível para que ele possa ser cultuado como um deus, como sugere o trailer, houve quem tenha duvidado que Hawke seja o Harrow dos quadrinhos. Um dos principais motivos para a descrença está na caracterização do ator. Nas HQs, parte do rosto do personagem é paralisado por causa da sua condição. Sem a inclusão desse elemento, não existiria sua pesquisa, nem os experimentos desumanos que o tornam um vilão. Mas talvez a razão mais popular sejam mesmo as semelhanças do Harrow da série com outro antagonista da Marvel Comics, o Rei Sol (Sun King, no original).
Introduzido nos gibis em 2017, mais especificamente no número 188 da revista solo do Cavaleiro da Lua, o Rei Sol soa como o típico espelho do protagonista que a Casa das Ideias adora levar para as telas como primeiro adversário. Não bastasse o óbvio contraste entre Sol e Lua -- que, se verificado, fica ainda mais explícito na escolha de “Day ‘N’ Nite” para o trailer --, sua rivalidade com o herói nasce na mitologia egípcia, elemento tão central para o Cavaleiro da Lua nos quadrinhos e, aparentemente, também no seriado.
No gibi, este homem sem nome, identificado apenas como o Paciente 86 de Ravencroft, acredita ser o totem do deus Amon Rá, isto é, o pai adotivo de Khonshu, a divindade com quem Steven/Marc convive. Como explica a psiquiatra da instituição em uma tentativa torta de ajudar o homem, eles são figuras opostas: um simbolizaria o poder em toda a sua crueza (Amon Rá), enquanto o outro, o poder redentor (Khonshu).
Marvel Comics/Reprodução
Diferentemente do Harrow, ele não é um homem da ciência. Ele é uma vítima de numerosos abusos, desde a infância até seu tempo no exército. Mas ele tem um elemento concreto que o faz acreditar que é um deus: ele cria fogo com as próprias mãos, justamente a arma que usa contra seus agressores.
Embora breve, essa caracterização encontra ecos no trailer de Cavaleiro da Lua, como seu visual; sua postura como se fosse um ser superior; e o tom paternalista com que fala com Steven/Marc. Além disso, a trajetória do Rei Sol apresenta algumas semelhanças com a história de David Koresh, líder de culto que foi citado nominalmente por Hawke como uma das suas inspirações para o papel. Não parece absurdo, portanto, especular que o nome Arthur Harrow possa ser usado apenas como um disfarce para o Rei Sol/Paciente 86, principalmente se lembrarmos que o MCU não tem problemas de fazer alterações no material-base.
Ainda é possível que seja só uma adaptação menos fiel do Arthur Harrow dos quadrinhos? Sim. A verdade é que só saberemos com certeza quem é e o que quer o personagem de Ethan Hawke quando Cavaleiro da Lua estrear no Disney+, em março.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).