Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Cavaleiro da Lua começa com aventura inesperada e cheia de mistérios

“O Problema do Peixe Dourado” deu primeiros sinais do conflito que permeará a minissérie

30.03.2022, às 11H53.
Atualizada em 30.03.2022, ÀS 12H49

[Spoilers de Cavaleiro da Lua - “O Problema do Peixe Dourado” à frente]

Cavaleiro da Lua enfim está entre nós. O Disney+ disponibilizou nesta quarta-feira (30) “O Problema do Peixe Dourado”, primeiro episódio da minissérie que apresentou o público a Steven Grant (Oscar Isaac), um tímido funcionário do British Museum com problemas de sonambulismo. Cercado de certo mistério em torno da “vida noturna” do personagem, o capítulo de estreia da nova produção do MCU contou com bastante ação e momentos de tensão que preparam o espectador para o que está por vir.

A minissérie começa com uma curiosa cena focada em Arthur Harrow, vilão vivido por Ethan Hawke. Sem mostrar seu rosto, o personagem dá início a um ritual de autoflagelação em que coloca cacos de vidro em suas sandálias ao som de “Every Grain of Sand”, de Bob Dylan, antes de sair caminhando calmamente. Embora não tenha nenhuma fala ou sequência de ação, o momento é tenebroso e rapidamente dá a Harrow uma aura assustadora, que será recuperada mais à frente em “O Problema do Peixe Dourado”.

Após a exibição do já tradicional logo do Marvel Studios, o espectador é apresentado oficialmente a Steven e ao seu simpático peixe dourado monobarbatana, Gus. Em um telefonema para a mãe (de quem recebeu um cartão postal do Egito), ele explica que, apesar de ir cedo para a cama e acordar com seus aparatos para evitar andar enquanto dorme intactos, ele sempre desperta cansado, “como se tivesse sido atropelado”.

Esses primeiros minutos de Cavaleiro da Lua servem para mostrar a fragilidade de Steven e expôr sua necessidade de evitar confronto a todo custo, seja não conseguindo reclamar com um vendedor ambulante que faz da porta de seu prédio uma loja ou com colegas que se recusam a aprender seu nome. Sua indulgência abre espaço para que sua chefe o destrate em frente a outros personagens e faça pouco caso de seu conhecimento histórico - algo que merecia ser mais valorizado em um dedicado funcionário de museu.

Mesmo que tenha - misteriosamente - conseguido um encontro com uma colega por quem alimentava uma paixonite, Steven é mostrado como um cara solitário, cujo único amigo (além de Gus) é um artista de rua que atua como estátua viva em uma praça. Todos os dias depois do trabalho, ele busca pelo homem que, não podendo reagir, ouve cada detalhe do dia de Steven.

De volta ao seu pequeno apartamento, Steven tenta, com quebra-cabeças e livros sobre o Egito Antigo, se manter acordado, muito por medo de deixar sua cama. Esses métodos não funcionam e, de repente, ele se encontra ferido em uma pequena cidade alemã, onde homens armados o perseguem para reaver um escaravelho dourado que surgiu no bolso do protagonista. Lá, ele se encontra pela primeira vez com Harrow, que, depois de mostrar seus poderes ao matar uma mulher, o chama de “mercenário”, causando confusão no “caixa da lojinha de museu de Londres”. Em sua ânsia de voltar para casa, Steven tenta entregar o escaravelho ao vilão - que é adorado como um messias pelas pessoas que o cercam -, apesar dos protestos de uma misteriosa voz em sua cabeça.

É aí que o corpo de Steven começa a sabotá-lo. Além de impedir que ele entregue o escaravelho a Harrow, ele causa apagões na mente do personagem que “acorda” em situações cada vez mais violentas. Tentando fugir em um caminhão de doces, ele inadvertidamente se coloca em uma perseguição em alta velocidade eletrizante (e hilária), que, tão de repente quanto começou, termina com Steven acordando seguro e sem um arranhão em sua cama.

Ainda que tente se convencer que toda a aventura foi apenas um sonho, Steven acorda quase despreocupado, mas se choca ao perceber que seu peixe, Gus, amanheceu com duas barbatanas. Alarmado, ele o leva a uma loja e fica chocado quando a atendente lhe diz que ele mesmo comprou o peixe no dia anterior. Como se seu dia já não estivesse confuso o bastante, ele ainda descobre que está atrasado para o encontro que tanto esperou.

Depois de horas esperando no restaurante, Steven liga para a moça com quem tinha combinado de sair. Furiosa, ela lhe avisa que o jantar estava combinado para dois dias atrás, fazendo o caixa do museu perceber que “perdeu” dois dias inteiros sem perceber. Sua noite só piora quando, em casa, ele descobre um celular e uma chave de depósito que ele nunca viu na vida. Imediatamente, Steven é abordado por seu reflexo no espelho e passa a alucinar com um terremoto e com um monstro com crânio de pássaro. A ilusão chega ao fim quando ele acorda aos gritos em um ônibus que o leva ao trabalho.

No museu, ele é novamente confrontado por Harrow, que ameaça matá-lo se Steven não lhe entregar o escaravelho. Ao tentar usar seus poderes no protagonista, o personagem de Ethan Hawke percebe que “há caos dentro” dele.

No fim do dia, prestes a fechar o museu, Steven ouve o barulho de um cachorro chorando e decide investigar. É então que ele se vê perseguido por um chacal, que o encurrala em um banheiro. Pela segunda vez em um intervalo de dois dias, ele é confrontado pelo próprio reflexo, que pede o controle de seu corpo para derrotar o chacal. Steve cede e se transforma pela primeira vez no Cavaleiro da Lua, que facilmente vence o monstro enviado por Harrow antes dos créditos rolarem.

O elenco de Cavaleiro da Lua conta com Oscar Isaac (Cenas de Um Casamento) como o personagem-título, Ethan Hawke (Boyhood) como o vilão Arthur Harrow, May Calamawy (Ramy) como Layla, Gaspard Uliel (em sua última performance antes de morrer) como o Homem da Meia-Noite e F. Murray Abraham (Amadeus) como dublador do deus egípcio da Lua, Khonshu.

A série terá novos episódios liberados todas as quartas-feiras no Disney+.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.