Eternos, a nova aventura da Marvel, não vai passar nos cinemas da Arábia Saudita e do Kuwait por causa da inclusão do super-herói gay Phastos (Brian Tyree Henry) e de sua família na trama. A informação é da Variety.
Apesar de ter sido divulgado com pôsteres e trailers nos dois países nos últimos meses, Eternos foi tirado da programação de todas as redes de cinema sauditas e kuwaitianas.
Como apontou a Variety, blockbusters hollywoodianos são rotineiramente editados para se adequar as regras da censura desses e outros países, incluindo a retirada de insinuações sexuais e religiosas, além da eliminação de personagens e tramas LGBTQIA+.
A retirada repentina de Eternos dos cinemas pode indicar que a Disney não quis ou não conseguiu cortar as referências à homossexualidade de Phastos do longa de Chloé Zhao.
- [Crítica]: Eternos não é só lacração e faz da representatividade sua razão de ser
- Quem é quem em Os Eternos, novo filme da Marvel
- Fase 4 da Marvel firma compromisso com a diversidade
- Eternos | Diretora Chloé Zhao explica sua visão em novo vídeo dos bastidores
- Angelina Jolie sobre diversidade no filme: "Por que demorou tanto?"
Criados em 1976 nos quadrinhos, os Eternos são uma raça de super-humanos criados pelos alienígenas Celestiais durante sua visita à Terra. Porém, ao mesmo tempo que conceberam este grupo, os experimentos genéticos dos Celestiais originaram também os Deviantes, uma espécie de face corrompida das suas primeiras criações.
O elenco do filme ainda conta com Richard Madden, Gemma Chan, Angelina Jolie, Kit Harrington, Brian Tyree Henry, Salma Hayek e Barry Keoghan, entre outros astros. Eternos está em exibição nos cinemas brasileiros.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).