[Spoilers de Gavião Arqueiro à frente]
- 3º episódio aprofunda personagens para além dos easter eggs
- O que Gavião Arqueiro tem em comum com Mad Men
- Momentos das HQs que queremos ver em Gavião Arqueiro
- Conheça Kate Bishop, a nova Gaviã Arqueira
- Quem é Eco, próxima heroína “pé no chão” do MCU
Há meses circulam na internet rumores que Gavião Arqueiro poderia contar com o retorno de Vincent D’Onofrio como Wilson Fisk. O ator vem compartilhado sua animação com a produção, que pode, em seu terceiro episódio, ter confirmado sua participação como o misterioso líder da Gangue dos Agasalhos, identificado apenas como “Tio”. Essa possível aparição do Rei do Crime - que não teve nada além de sua mão mostrada - seria a realização de um desejo antigo dos fãs: ver os personagens das canceladas séries da Marvel Television em parceria com a Netflix retornarem para o MCU.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro e Justiceiro foram idealizadas como parte da franquia comandada por Kevin Feige. O produtor, no entanto, não estava envolvido nas séries, que traziam um tom completamente diferente do que era visto nas telonas. Com o tempo, cinema e televisão foram se separando, até que praticamente todas as ligações entre suas respectivas produções fossem cortadas. Ainda assim, os trabalhos de Charlie Cox, Jon Bernthal, Krysten Ritter, Mike Colter e, é claro, D’Onofrio conquistaram o público, que pede por seus retornos desde que as séries em que trabalhavam foram canceladas.
Enquanto WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal e Loki pareciam afastadas demais das ruas e becos de Nova York para que a volta dos Defensores se justificasse, Gavião Arqueiro proporciona um cenário ideal para a reintrodução desses personagens. Além da trama mais urbana, a série do Disney+ também aborda a investigação e a luta contra o crime organizado, tema recorrente nas séries co-produzidas por Marvel e Netflix. E, por mais que seja difícil imaginar o programa estrelado por Jeremy Renner e Hailee Steinfeld tendo espaço para a reapresentação de tantos heróis, sua inspiração nos quadrinhos de Matt Fraction e David Aja pode sinalizar, pelo menos, a volta de Fisk.
Na HQ, o Rei do Crime se reúne algumas vezes com outros líderes criminosos de Nova York, eventualmente ordenando as mortes dos Gaviões Arqueiros. Tendo em vista que Clint massacrou uma célula da Gangue dos Agasalhos, que é liderada na série pelo personagem apontado como Fisk, não seria de se estranhar que ele surgisse nos episódios finais como o grande vilão da temporada. A confirmação de uma série da Eco, vivida por Alaqua Fox, também abre espaço para o retorno de D’Onofrio, já que seu personagem é, nos gibis, pai adotivo da heroína.
Além disso, Maya também já viveu um romance com Matt Murdock, o Demolidor, nas HQs. Caso Fisk realmente ressurja ao fim de Gavião Arqueiro, seria natural que sua história continuasse em Eco, que também deve ter um cenário mais pé no chão, com o Demônio de Hell’s Kitchen se unindo à personagem titular para derrotar o Rei do Crime.
Como todo rumor e teoria que surge em torno das produções do MCU, o retorno - ou não - de Fisk e companhia só será confirmado nas próximas semanas, quando Gavião Arqueiro ganhar novos episódios. Até lá, cabe a nós ficar de olho nas redes sociais de D’Onofrio e ver se o ator entrega de vez seu retorno ao paletó branco.