[Atenção: artigo contém spoilers de “Traído”, terceiro episódio de Invasão Secreta]
Invasão Secreta parece não ter um pingo de misericórdia das mulheres envolvidas na guerra entre humanos e Skrulls. Depois de matar Maria Hill (Cobie Smulders) para desestabilizar Nick Fury (Samuel L. Jackson), Gravik (Kingsley Ben-Adir) fez mais uma vítima ao descobrir que o agente infiltrado na sua operação era ninguém mais, ninguém menos que G’iah (Emilia Clarke), a quem ele confiou seus planos não só por suas intenções revolucionárias, mas também por terem crescido expatriados na Terra, juntos. E, mesmo que esse assassinato tivesse algum nível de implicação pessoal, mais uma vez o vilão foi implacável: não só a atingiu no meio do peito, como a assistiu assumir sua forma Skrull.
- [entrevista] Emilia Clarke zoa Kit Harington, seu agora colega de MCU: “meu papel é maior”
- [artigo] Tudo foi uma mentira? Invasão Secreta abre brecha para ressignificar o MCU
- [primeiras impressões] Mais ação, menos piada: Invasão Secreta leva desconfiança da Guerra Fria ao MCU
A cena é cruel e, aparentemente, definitiva. Como a série estabeleceu desde sua estreia, quando um Skrull morre, ele volta para sua aparência original. Logo, ver G’iah com a pele verde e as orelhas pontudas seria a confirmação do seu adeus e, consequentemente, da inaptidão da Marvel de criar tensão sem recorrer ao fridging, correto? Bem, seria plausível, até porque esse recurso já foi usado vezes demais na história do MCU para levar o espectador a essa conclusão. No entanto, se tratando de Invasão Secreta, desconfiar é uma premissa necessária. E “Traído” mesmo oferece um ótimo exemplo disso.
Em “Promessas”, a introdução de Priscila/Varra (Charlayne Woodard) deu a entender que Fury estaria em risco, ignorante ao fato de que sua esposa era uma Skrull. Contudo, logo no início do terceiro episódio fica posto que não só ele sabia, como este era um romance antigo e discutido até do ponto de vista ético. Quer dizer, a série está o tempo todo brincando com as nossas expectativas e as distorcendo, conforme revela as peças do seu tabuleiro com paciência. Por isso, por mais improvável que soe, acredite: é bem possível que esta não tenha sido a última vez que vimos G’iah.
Uma evidência importante está no primeiro trailer de Invasão Secreta (assista acima). Há ao menos dois momentos ainda inéditos na série com a personagem: primeiro, G'iah descobrindo centenas de câmaras com humanos em um galpão enorme; e, segundo, ela e Varra com armas em mãos, visivelmente acuadas. Daria para argumentar que poderia ser alguém a substituindo — talvez até seu pupilo Beto (Samuel Adewunmi) — seguindo ordens do Gravik, como se o vilão estivesse dobrando a aposta do seu adversário com um novo agente duplo. Mas, ainda que faça sentido, parece contraditório com as cenas em questão. Sim, outro Skrull poderia se chocar com a gravidade da situação, mas por que ele estaria disfarçado, mesmo que sozinho? Ou por que ele teria motivos para confiar em Varra se já não a conhecesse?
- [artigo] Invasão Secreta dá pistas do que deu errado para os Skrulls após Capitã Marvel
- [artigo] Como experimentos de Gravik podem ajudá-lo contra os Vingadores
Nesse caso, o retorno abrupto de Gravik para seu QG depois da execução não seria um sinal de um plano bem executado, mas o exato oposto: ele descobriu quem o traía, mas ela soube da sua desconfiança antes, com tempo de sobra para escapar. E é aí que entra a principal evidência para essa teoria: Invasão Secreta nunca mostrou G’iah na sua forma Skrull na idade adulta, ou seja, o público não tem parâmetro de comparação, nem como tirar alguma conclusão com certeza. Portanto, um aliado poderia tê-la alertado e assumido seu lugar — o que, aliás, justificaria a montagem estranha do episódio, que mostra a personagem ser pega de surpresa por alguém quando estava consultando as memórias do comodoro Robert Fairbanks, mas nunca vemos por quem.
De novo, se tratando da Marvel, existem sim chances de que o encaminhamento seja óbvio e infeliz. Mas não é por otimismo que sugiro que você desconfie dessa despedida repentina: é porque, ainda que esteja na metade da temporada, Invasão Secreta já provou vezes o suficiente que nem tudo é o que parece.
Invasão Secreta é exibida às quartas, no Disney+. Abaixo, confira nossa entrevista com o elenco: