[Aviso: texto contém spoilers de Invasão Secreta]
- [artigo] Invasão Secreta dá pistas do que deu errado para os Skrulls após Capitã Marvel
- [artigo] Nick Fury, um homem de família? O que a revelação significa para Invasão Secreta
- [artigo] Quem são os “super-skrulls”?
Depois de dar algumas pistas de seus planos para enfrentar os Vingadores em um possível embate pelo controle da Terra, Gravik (Kingsley Ben-Adir) enfim mostrou o Ás que tem em sua manga no novo episódio de Invasão Secreta: um projeto capaz de dar superpoderes para os skrulls a partir de amostras genéticas de diversos heróis e vilões do MCU. O general skrull já mostrou que se submeteu ao experimento e agora tem, pelo menos, os poderes de cura proporcionados pelo Projeto Extremis, apresentado originalmente em Homem de Ferro 3, de 2013, confirmando assim seu posto como o primeiro super-skrull da franquia.
A revelação, que aconteceu ainda na primeira metade do terceiro capítulo, confirma que o experimento para a criação dos super-skrulls já está funcional. Com o segundo episódio mostrando que Gravik e seus cientistas também já têm amostras de Groot, Cull Obsidian e de uma Fera de Gelo, é de se esperar que o general e seus soldados mostrem novas habilidades e compliquem a vida de Fury (Samuel L. Jackson) e Talos (Ben Mendelsohn).
As habilidades do Extremis, aliás, não são as únicas que Gravik possui. É importante lembrar que algumas prévias anteriores de Invasão Secreta já mostraram o general skrull utilizando poderes iguais aos de Groot, confirmando que, assim como nos quadrinhos, os super-skrulls do MCU também conseguem acumular os poderes de múltiplos super-seres. Agora, se o vilão já consegue reproduzir as habilidades de Cull Obsidian e da Fera de Gelo ainda é um mistério.
Marvel Studios/Divulgação
O que era o Projeto Extremis mesmo?
Voltemos rapidinho a 2013, quando Aldrich Killian (Guy Pearce) tentou destruir o império de Tony Stark (Robert Downey Jr.). O magnata e cientista se apossou da pesquisa de Maya Hansen (Rebecca Hall), que havia desenvolvido uma tecnologia capaz de alterar indivíduos geneticamente para curar doenças e ferimentos graves sofridos por humanos de forma impressionante, restituindo até mesmo membros amputados. Com a ajuda da I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas), Killian coordenou uma operação que usava veteranos do exército norte-americano como cobaias para testar e estabilizar o Extremis.
Além de dar um fator de cura extremamente avançado, o Projeto Extremis também permitia que suas cobaias esquentassem seus corpos a níveis exorbitantes, sendo capazes de sobreaquecer e até derreter as várias armaduras construídas por Stark ao longo de sua carreira como Homem de Ferro. Entre outras habilidades, incluindo força e agilidade aumentada, Killian era capaz inclusive de soltar fogo pela boca.
Após o fim de Homem de Ferro 3, apenas um indivíduo do MCU além de Gravik apresentou os poderes do Extremis. Durante a cena do clube de lutas clandestinas de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, é possível ver um dos lutadores brilhando da mesma forma que Killian e seus capangas, confirmando que a tecnologia criada por Hansen ainda pode ser encontrada por humanos, e não apenas por skrulls, no universo da franquia.
Invasão Secreta é exibida às quartas, no Disney+. Abaixo, confira nossa entrevista com o elenco: