[Atenção: artigo contém spoilers de “Traído”, terceiro episódio de Invasão Secreta]
Desde o anúncio de Invasão Secreta, os fãs especulam sobre quais heróis do MCU poderiam ser Skrulls, e não é à toa. O jogo de disfarces e desconfiança é central nos quadrinhos, e acompanhá-lo em tela, ainda que em escala menor, abriria todo um mundo de possibilidades: seja para ressignificar seus principais personagens, seja para balançar as estruturas de um universo compartilhado que, infelizmente, ainda não construiu nada muito grandioso desde o Blip. Por isso, descobrir que o Agente Ross (Martin Freeman) era um dos infiltrados a serviço de Gravik (Kingsley Ben-Adir) foi tão empolgante na estreia da série — e é por isso também que é empolgante perceber que, em “Traído”, Invasão Secreta dá um passo além e implica o único herói da trama: James Rhodes (Don Cheadle), o Máquina de Combate.
- [artigo] Invasão Secreta faz nova vítima, mas seria esta uma despedida definitiva?
- [entrevista] Emilia Clarke zoa Kit Harington, seu agora colega de MCU: “meu papel é maior”
- [primeiras impressões] Mais ação, menos piada: Invasão Secreta leva desconfiança da Guerra Fria ao MCU
A reviravolta é sutil, e pode até passar despercebida. Ao final do episódio, Varra/Priscila Fury (Charlayne Woodard) recebe uma ligação logo depois de abrir seu cofre particular. A voz, grave e familiar, orienta seus próximos passos: "Igreja St. James, uma hora". A Skrull, temendo o que poderia acontecer, pede para falar com Gravik, mas sem sucesso. Seu interlocutor, sem hesitar, veta sua solicitação: “é, mas você está falando comigo”.
Invasão Secreta/Marvel Studios/Reprodução
Ainda que ele não dê as caras, Invasão Secreta sugere ali que o homem do outro lado da linha seja Rhodes, colocando em xeque não apenas sua fidelidade — já abalada, no olhar dos espectadores, depois de demitir Nick Fury (Samuel L. Jackson) no episódio anterior —, mas também sua identidade. Afinal de contas, se ele está de fato trabalhando com o vilão da série, como fica implícito pelo conteúdo do diálogo, não é preciso pensar muito: Rhodes também seria um Skrull.
É claro que nem tudo é o que parece em Invasão Secreta e, portanto, o público pode (e deve)desconfiar de que essa conclusão seja verdadeira. Contudo, se em um exercício hipotético assumirmos que este é um fato, isto é, Rhodes é um agente duplo, o personagem reproduziria o papel que a Mulher-Aranha, a Sue Storm e o Jarvis tiveram na saga original. Em outras palavras, seria o disruptor, quem botaria mais dúvidas do que certezas na cabeça de Fury e companhia.
Ainda que (numericamente) menor, esta seria uma adaptação interessante, sobretudo por dar um peso maior para um personagem que por tanto tempo ficou na sombra do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). Talvez pudesse ser até uma das sementes para Armor Wars, filme que dará continuidade à Invasão Secreta. Porém, sejamos justos: parece mais provável que Varra seja um peão no tabuleiro dele para descobrir quem é o Skrull dentro do governo estadunidense do que uma prova de que esteja jogando pelo outro time. E a justificativa é simples: se ele queria garantir o fracasso de Fury, por que o afastou? É como diz o velho ditado: “mantenha seus amigos por perto, seus inimigos mais ainda”.
Invasão Secreta certamente trará respostas para essas dúvidas na semana que vem — até porque já virou praxe da série explicar o gancho do episódio anterior logo no início do próximo. Até lá, com mais uma possível ameaça aos Vingadores, fica cada vez mais difícil acreditar em uma vitória dos humanos na guerra contra os Skrulls.
- [artigo] De vilão dos anos 1960 à Invasão Secreta: quem são os Super-Skrulls
- [artigo] Invasão Secreta confirma quem é o primeiro Super-Skrull; entenda
Invasão Secreta é exibida às quartas, no Disney+. Abaixo, confira nossa entrevista com o elenco: