Marvel Comics/Divulgação

HQ/Livros

Artigo

De vilão dos anos 1960 à Invasão Secreta: quem são os Super-Skrulls

Experimento genético skrull apresentado em Quarteto Fantástico teve papel importante no arco dos gibis

05.07.2023, às 12H58.
Atualizada em 05.07.2023, ÀS 13H11

[Aviso: texto contém spoilers de Invasão Secreta]

Depois de algumas dicas nos episódios anteriores, o terceiro capítulo de Invasão Secreta, disponibilizado nesta quarta-feira (5), confirmou que o plano de Gravik (Kingsley Ben-Adir) para garantir uma vitória skrull em caso de um eventual embate contra os Vingadores é, nada mais, nada menos, que a produção em massa de Super-Skrulls. Conforme já explicamos semana passada, esses alienígenas de DNA híbrido são capazes de reproduzir poderes de diversos heróis e vilões e devem ser essenciais nos planos do general para conquistar a Terra. Mas, quem exatamente são os Super-Skrulls?

A primeira aparição de um representante dessa divisão skrull aconteceu lá nos anos 1960, na edição 18 de Quarteto Fantástico — que inclusive ainda contava com Stan Lee e Jack Kirby como equipe criativa. O Super-Skrull original foi Kl’rt, um soldado desonrado submetido a um experimento pelo Imperador Skrull e seu cientista de confiança, Dro’ge, e se tornou capaz de, através de um sinal intergaláctico transmitido da capital imperial, reproduzir os poderes da Primeira Família.

Apesar de suas capacidades impressionantes, Kl’rt foi um saco de pancadas recorrente na vida de alguns heróis da Marvel. Além de sua primeira derrota, o primeiro Super-Skrull ainda apanhou durante a batalha que aconteceu no casamento de Reed Richards e Sue Storm, voltando depois para uma tentativa frustrada de invadir o Edifício Baxter no Natal e, mais tarde, em uma missão mal-sucedida de tentar neutralizar o Capitão Mar-vell. Depois de alguns anos apanhando dos mais diversos protetores da Terra, Kl’rt eventualmente se juntou à resistência kree que enfrentou o Aniquilador. Foi nessa época que ele conheceu e se aliou ao herói terráqueo Nova.

Após flertar algumas vezes com o heroísmo — incluindo em alguns momentos isolados da Invasão Secreta de 2008 —, Kl’rt passou para o lado dos mocinhos, ou quase isso, durante a saga Impéryo, em que kree, skrulls e terráqueos se uniram sob o comando do Hulkling, que é meio kree e meio skrull, para enfrentar a ameaça dos cotati, uma raça alienígena vegetal que buscava dominar o universo. Depois da formação do Império Kree-Skrull, ele se juntou aos Guardiões da Galáxia, agora sancionados para atuar como protetores oficiais da Aliança.

Um exército de super-skrulls

Após um embate contra os Illuminati, o Império Skrull conseguiu capturar Reed Richards, Tony Stark, Raio Negro, Doutor Estranho, Namor e Charles Xavier, dissecando-os por meses para decifrar seus códigos genéticos. Com isso, cientistas skrull foram capazes de recriar seus poderes diretamente no DNA de outros soldados, não mais dependendo da tecnologia para produzir super-skrulls. Entre outras coisas, os novos soldados se tornaram imunes à detecção, fosse ela psíquica ou física.

Além disso, cada super-skrull era capaz de copiar as habilidades de diversos super-seres ao mesmo tempo. Alguns desses soldados, então, foram enviados à Terra, onde eles, ao longo dos anos, se infiltraram nas mais diversas autoridades e grupos de heróis do planeta e aguardaram silenciosamente pelo início da Invasão.

Com milhares de super-skrulls já no planeta, o Império Skrull começou uma guerra gigantesca contra a Terra, enfrentando terráqueos em diversas localizações ao redor do mundo. Foi só com a união entre os vários grupos de Vingadores (que na época estavam rachados após a Guerra Civil), Inumanos e vilões que a invasão foi parada e os skrulls derrotados.

Apesar do fracasso da invasão, os skrull seguiram experimentando com novos super-skrull, estabelecendo bases de produção e treinamento ao redor da galáxia. Atualmente, grande parte deles serve como protetores dos diversos planetas sob o comando do Império Kree-Skrull de Hulkling.

Invasão Secreta é exibida às quartas, no Disney+. Abaixo, confira nossa entrevista com o elenco: