Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Loki | Afinal, quem realmente criou a AVT?

Terceiro episódio da segunda temporada traz novo paradoxo temporal à série

20.10.2023, às 14H33.
Atualizada em 20.10.2023, ÀS 14H44

[Spoilers de “1893”, terceiro episódio da segunda temporada de Loki]

Principal ameaça do primeiro ano de Loki, Aquele Que Permanece (Jonathan Majors) pode até não ter dado as caras na segunda temporada, mas a missão que ele deixou para Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) e Ms. Minutes (Tara Strong) antes de morrer certamente continua repercutindo no MCU. Isso porque, de acordo com os eventos de “1893”, episódio mais recente da série, é justamente essa tarefa passada por ele que o leva a se tornar o homem solitário no Fim dos Tempos — e, consequentemente, faz da AVT (Autoridade de Variância Temporal) o resultado de um paradoxo temporal.

Quem curte produções de viagens no tempo muito provavelmente já se deparou com o chamado Paradoxo de Bootstrap, teoria que diz que os eventos desencadeados por uma viagem temporal são, ao mesmo tempo, causa e consequência de si mesmos. Esse conceito — que está longe de ser descomplicado — já foi explorado diversas vezes em séries como Dark, Rick & Morty (que também conta com roteiros de Michael Waldron) e Doctor Who, e fez sua estreia no MCU no momento em que Renslayer e Ms. Minutes deixaram o manual da AVT escrito por O.B. (Ken Hua Quan) nas mãos de um jovem Victor Timely, variante d’Aquele Que Permanece, para garantir que a agência fosse criada.

Acontece, no entanto, que o manual só poderia ter sido escrito de fato após a AVT já existir — e funcionar —, e O.B. passar séculos trabalhando lá para escrevê-lo. Assim sendo, o técnico temporal se torna a grande inspiração por trás da própria agência em que trabalha, criando um ciclo paradoxal que afeta diretamente todos os acontecimentos da série e, de certa forma, toda a Saga do Multiverso, que culminará em Vingadores: Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas.

Por mais que não cite explicitamente o Paradoxo de Bootstrap, “1893” é praticamente todo trabalhado em cima deste conceito, assim como a própria AVT. Aliás, esse não é o único episódio desta temporada que se apoiará no paradoxo, como ficará evidente na segunda metade do novo ano — mas não vamos entrar nesses spoilers específicos aqui.

Com roteiro de Michael Waldron, a segunda temporada de Loki tem episódios dirigidos pela dupla Justin Benson e Aaron Moorhead (O Culto). Novos capítulos chegam às quintas-feiras no Disney+.

*****

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!