Parece que foi em outra vida, mas ainda não faz cinco anos que A Vigilante do Amanhã - Ghost in the Shell (2017) chegou aos cinemas e jogou holofote em mais um dos polêmicos e escancarados casos de whitewashing recentes de Hollywood. O termo é usado para quando um artista branco é escalado para interpretar um personagem de outra etnia. No caso, Scarlett Johansson estava assumindo o papel de protagonista em um dos mais icônicos animes da história, e mudando as feições de uma personagem que nasceu sendo japonesa.
Mas parece que o mundo tem mudado para melhor - apesar do retrocesso promovido por alguns idiotas mundo afora. Shang-Chi, o novo herói da Marvel que chega aos cinemas agora quebrando recordes, é mais um passo em direção a dias melhores. Esta é a primeira vez que um grande filme estadunidense de super-heróis tem protagonistas E antagonistas asiáticos. O papel principal está nas mãos de Simu Liu, nascido na China, mas criado no Canadá. Ao seu lado estão Awkwafina, Tony Leung, Meng'er Zhang e Michelle Yeoh, entre vários outros atores. Na cadeira de diretor estava sentado Destin Daniel Cretton, havaiano com raízes maternas ligadas ao Japão.
Tive a chance de conversar com o cineasta no dia do aniversário de Ke Huy Quan, o Data do filme Goonies e "Baixinho" de Indiana Jones e o Templo da Perdição. Relembrei que na época em que o ator fez Goonies, tínhamos poucos atores com ascendência asiática, com quem poderíamos nos identificar. Cretton concordou e disse que até pouco tempo cabia aos asiáticos o papel de personagens de quem se ria nos cinemas e que ele está feliz em comandar parte desta mudança.
Mas vale lembrar que apesar de produções com elenco e equipe asiáticas serem o normal em produções do oriente, elas são raras em estúdios ocidentais. O que não chega a ser novidade para a Marvel, que em 2018 colocou nas telas o ótimo Pantera Negra, estrelado por Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira e comandada por Ryan Coogler - todos com raízes no continente africano.
Sem querer comparar a importância histórica dos dois filmes, o que precisamos fazer aqui é aplaudir e incentivar marcos como estes, que buscam muito mais do que correção. O trabalho que estamos vendo é de conscientização, para que em pouco tempo tenhamos mais e mais atores e atrizes das mais diferentes ascendências, protagonizando as histórias com a mesma normalidade que nos acostumamos a ver Brad Pitt, Angelina Jolie, Tom Cruise e Emma Stone nas nossas telas.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreou na última sexta-feira (3) já arrecadou mais de US$ 146 milhões em bilheteria mundial.
- O que você precisa saber antes de assistir a Shang-Chi
- [Crítica] Ação de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis impressiona
- Entenda as cenas pós-créditos de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
- As referências de Shang-Chi em sete filmes e uma série de TV
- Simu Liu espera estar no próximo filme dos Vingadores
- Quem é quem em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).