Sony Pictures/Divulgação

Filmes

Lista

As promessas não-cumpridas de Espetacular Homem-Aranha 2

Filme de Marc Webb tinha sido pensado como pontapé inicial para um universo cinematográfico do Amigão da Vizinhança

30.11.2021, às 17H04.

Iniciada em 2012, a franquia O Espetacular Homem-Aranha foi concebida pela Sony como uma forma de concorrer com os universos cinematográficos da Marvel, que lançava o primeiro Vingadores, e da DC, que já havia anunciado O Homem de Aço de Zack Snyder. Enquanto o primeiro filme estrelado por Andrew Garfield e Emma Stone dava apenas pequenas dicas do que o estúdio planejava, sua sequência, A Ameaça de Electro, foi bem mais explícito (talvez até demais) em suas referências, que prometeram uma expansão nunca concretizada da história do Amigão da Vizinhança nos cinemas.

Entre easter eggs, introduções de personagens e anúncios oficiais, o longa de 2014 dirigido por Marc Webb plantou várias sementes para a Sony colher no futuro, mas quase nenhuma rendeu frutos. Abaixo, relembramos os principais planos cancelados do estúdio para a franquia:

Gata Negra

Vivida por Felicity Jones em A Ameaça de Electro, Felicia Hardy foi apresentada como assistente de Harry Osborn (Dane DeHaan), mas em nenhum momento aparece sob a identidade da Gata Negra, infame ladra capaz de causar má sorte em seus inimigos. Ao invés disso, ela foi relegada a easter egg de luxo, presente apenas como uma piscadela para os fãs.

Pouco depois da estreia do filme, a Sony anunciou que estava desenvolvendo um derivado estrelado por uma personagem feminina ligada ao Homem-Aranha. Mais tarde, foi revelado que o projeto traria a Gata Negra ao lado da Sabre de Prata e que o roteiro seria assinado por Lisa Joy, então conhecida por Pushing Daisies e Burn Notice.

A produção foi repensada várias e várias vezes após o acordo entre Sony e Marvel Studios para incluir o Homem-Aranha, agora interpretado por Tom Holland, no MCU, mas foi cancelado de vez em 2018, quando a diretora Gina Prince-Bythewood deixou o projeto para comandar The Old Guard na Netflix.

Norman Osborn

Um dos maiores vilões do Homem-Aranha, Norman Osborn teve uma participação-relâmpago no longa de 2014. Interpretado por Chris Cooper, o personagem aparece por poucos minutos em seu leito de morte após anos em busca de uma cura para uma doença genética. Apesar da aparente morte do personagem, a escalação do vencedor do Oscar não foi a toa. Em uma cena pós-créditos descartada, Osborn retornaria dos mortos, provavelmente para comandar o reinado de terror que os fãs dos quadrinhos tanto conhecem.

O momento, no entanto, acabou sendo cortado por ser confuso e, nos cinemas, foi trocado por uma prévia de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido - o que, honestamente, faz bem menos sentido, considerando que um crossover entre as franquias da Sony e da Fox nunca foi considerado.

Duende Verde como vilão recorrente

Ao contrário do que aconteceu na trilogia comandada por Sam Raimi nos anos 2000, O Espetacular Homem-Aranha deixou alguns vilões vivos para se vingar de Peter Parker. Foi assim com o Lagarto (Rhys Ifans) em 2012 e com Harry Osborn/Duende Verde em 2014. O personagem de DeHaan, inclusive, passou a orquestrar de sua cela a criação do Sexteto Sinistro, formado por ele para infernizar a vida do Cabeça de Teia.

Sua última cena em A Ameaça de Electro prometia transformar Harry em uma figura manipuladora que atacaria o Homem-Aranha pelas sombras até poder enfrentá-lo pessoalmente. Como a Sony planejava desenvolver esses planos, jamais saberemos.

Sexteto sinistro

O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro pode ser muito bem definido como um prólogo de duas horas para um filme do Sexteto Sinistro. Além de incluir Paul Giamatti como Rino (por cerca de 40 segundos), o filme de Webb faz menção a vilões como Esmaga-Aranha, Kraven, Morbius e Venom, mas nenhuma dessas referências é tão gritante quanto as asas do Abutre e os braços mecânicos do Doutor Octopus. Não bastasse incluir esses equipamentos durante o longa, os créditos finais foram completamente dedicados ao grupo de antagonistas, detalhando as armas que seriam usadas pelos personagens em seu derivado.

Outras versões de Venom e Morbius

Como já foi citado acima, Venom e Morbius foram referenciados em A Ameaça de Electro de forma discreta, mas perceptível. Isso aconteceu porque a Sony planejava dar aos anti-heróis o mesmo tratamento reservado ao Sexteto Sinistro e à Gata Negra e incluiu filmes solo do Protetor Letal e do Vampiro Vivo em seu calendário, ambos ligados à franquia Espetacular Homem-Aranha. O fracasso do filme de 2014, no entanto, levou o estúdio a acertar a parceria com o Marvel Studios para introduzir uma nova versão do Amigão da Vizinhança no MCU.

Diferentemente do que fez com o projeto da Gata Negra, no entanto, a Sony preferiu se adaptar à troca de franquias, produzindo Venom de forma independente do MCU - pelo menos, à primeira vista. Sua sequência, lançada em 2021, incluiu uma cena pós-créditos que mostrava Eddie (Tom Hardy) e seu simbionte sendo transportados para o universo da franquia comandada por Kevin Feige e tendo um primeiro vislumbre do Peter Parker de Holland.

Paralelamente, Morbius, protagonizado por Jared Leto, também saiu do papel e, aparentemente, se ligará ao MCU. Logo em seu primeiro trailer, o filme revelou a participação de Michael Keaton, que voltará ao papel do Abutre quatro anos depois de fazer sua estreia em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.