Hoje um dos maiores nomes do rock celebra o seu 50º aniversário, e a data não poderia passar batida. Dave Grohl, integrante de uma das bandas mais influentes da história, Nirvana, e fundador de uma das maiores representante do rock atual, Foo Fighters, começou sua carreira profissional como músico aos 17 anos, e desde então, dedicou a alma ao rock n’ roll. Em mais de 30 anos de música, Grohl construiu uma reputação de "cara mais legal de rock", gerando até o apelido "good guy Grohl".
A referência é resultado de uma série de ações beneficentes, iniciativas em nome do rock, e muitas interações com fãs, seja em encontros casuais ou em shows do Foo Fighters. Por isso, para comemorar o aniversário do frontman do Foo Fighters, relembramos abaixo 10 grandes momentos do good guy Grohl.
Ele interrompeu o show para parar uma briga
Dave Grohl é conhecido por interagir com a plateia em diversos shows, não só trazendo fãs para cima do palco mas também conectando com todo o público para fazer questão que todos estejam se divertindo. No vídeo acima, Grohl para uma performance no meio para interromper uma briga no meio da multidão, ainda expulsando o fã que começou o conflito.
Ele infiltrou um protesto contra o Foo Fighters
Uma das ações mais hilárias promovidas pelo Foo Fighters foi uma performance disfarçada no meio de um protestro contra a própria banda. Quando a igreja batista de Westboro, conhecida por seu posicionamento extremista, protestou contra o show da banda em Kansas City, eles se vestiram de fazendeiros e fingiram fazer parte do rolê. Na apresentação, Grohl animou o público com gritos de amor aos EUA, e daí emendou: "Eu não me importo se você é negro, branco, roxo ou verde, se você é da Pensilvânia ou Transilvânia, Lady Gaga ou Lady Antebellum! Homens amando mulheres, mulheres amando homens, homens amando homens, mulheres amando mulheres. Deus abençõe a América".
Ele é pai e trabalhador
Um dos vídeos mais simpáticos com Dave Grohl mostra o guitarrista em uma gravação de guitarras, mas sendo inesperadamente interrompido pela sua filha, que quer ir nadar. Depois de cutucar o pai por um tempo, ela puxa a guitarra de vez e fala "você disse que a gente ia nadar!" e ele continua tocando, mas explica: "eu sei, mas eu tenho que terminar essa parte de guitarra!".
Ele chamou um fã cego para o palco
Um dos momentos mais marcantes do Foo Fighters em show aconteceu em outubro, quando Dave Grohl viu um garoto no colo do pai na primeira fileira e chamou a família para subir ao palco. O garoto usava uma muleta para se guiar e Grohl percebeu que ele era cego, e em um momento do show foi até o canto do palco para deixar o garoto sentir sua guitarra. O menino, chamado Owen, sofria de doença de crohn e autismo. No vídeo acima, Grohl interaje com o garoto de perto por volta dos 3 minutos e 10.
Ele é um bom filho
Como um bom garoto, Dave Grohl também gosta de agradar a mãe, já comemorado o aniversário dela em alguns shows. No vídeo acima, Grohl relembra todo a sua carreira desde a entrada no Nirvana até hoje, e termina com um pedido para que a plateia cante "parabéns para você" para a mãe.
Ele presenteou um fã de Metallica com a sua guitarra
Outro momento especial aconteceu também no fim do ano passado, quando o Foo Fighters chamou um garoto de 10 anos, chamado Collier, para tocar no palco com eles. Quando perguntaram ao garoto o que ele sabia tocar, ele pediu por músicas do Metallica, e mostrou saber tocar muito bem. Grohl se ajoelhou para louvar o garoto e ainda deu de presente a sua guitarra, completando com: "Ed Sheeran está tocando em algum lugar por aqui, ele não é nada perto de Collier!".
Ele expulsa fãs adoravelmente
Em um show na Austrália no ano passado, um fã conseguiu burlar a segurança e correu por toda a plataforma do palco, até chegar perto de Dave Grohl e lhe dar um abraço. A banda parou a música na hora e os seguranças correram, mas Grohl foi simpatico e direto: "qual é o seu nome?", ele perguntou. "Jevin com um J". "Sai fora do meu palco!" ele disse, antes de dedicar a próxima música ao "Jevin com um J". O momento acontece no vídeo acima, aproximadamente aos 4 minutos e 20.
Ele é indestrutível
Um dos momentos mais marcantes na carreira do Foo Fighters aconteceu na Suécia em 2015, quando Dave Grohl caiu do palco e quebrou a perna. O vocalista pegou o microfone e informou a plateia que se machucou, prometendo voltar no ano que vem. Acontece que ele descobriu que é possível ficar imobilizado lá mesmo, e em alguns minutos estava de volta ao palco, com a guitarra na mão, e cantando, enquanto médicos examinavam a fratura.
Ele prega peças como ninguém
Depois do acontecimento em 2015, Dave Grohl passou novamente pela cidade em 2018, e aproveitou o momento para pregar uma peça em fãs, entregando uma baita surpresa. Antes de entrar no palco, um dublê de Grohl entrou fingindo ser o frontman e caiu do palco do mesmo modo que o vocalista tinha caído há três anos. Depois da queda, Grohl subiu ao palco normalmente.