Na última segunda-feira, dia 12 de junho, Igor finalmente resolveu terminar com a boataria comunicando através do site oficial do grupo que, a partir daquele momento, não fazia mais parte da banda. Nas palavras do baterista: "Vários motivos me levaram a tomar essa importante decisão em minha vida e gostaria de compartilhar isso com todos. Acredito que a minha missão no Sepultura tenha chegado ao fim. Tenho muito orgulho de tudo o que fizemos, mas hoje sinto que o formato da banda já não atende mais às minhas expectativas como músico e como pessoa. Desde a minha última turnê na Europa em dezembro de 2004, percebi que as minhas idéias já não batiam com as do resto da banda".
O Sepultura foi fundado em Belo Horizonte no começo da década de 1980. Seu primeiro registro, Bestial devastation, foi lançado em 1985. De lá pra cá a banda passou por poucas mudanças, sendo a mais traumática delas justamente a saída de Max Cavalera, que deixou o grupo em 1996, quando estava no auge graças à boa recepção do álbum Roots. Com a saída de Igor, o único membro da formação original que ainda permanece na banda é o baixista Paulo Júnior.
Apesar dos demais membros da banda ainda não terem se manifestado oficialmente sobre a saída de Igor, já disseram que apesar da perda o Sepultura continua vivo e que Jean Dolabella (ex-Udora, banda que antigamente tinha o nome de Diesel) será seu substituto. Quanto ao futuro de Igor, há boatos dizendo que ele pode tanto enveredar por projetos mais ligados ao infame "new metal", quanto voltar a trabalhar com seu irmão, Max.