No início de janeiro, o Jane's Addiction divulgou em um breve comunicado que Dave Sitek, guitarrista e tecladista do TV on the Radio, havia assumido o baixo nas gravações de The Great Escape, título provisório do novo álbum da banda. Agora, em entrevista à Rolling Stone, o vocalista fala sobre a participação de Sitek e a sonoridade do disco.
Perry Farrell
"A primeira vez que me reuni com Dave Sitek foi na minha garagem. Eu toquei algumas músicas e expliquei como eu estava trabalhando nos últimos anos. Ele foi muito a favor. Ele aprovou a minha mensagem e eu aprovei o jeito que ele trabalha, então decidimos trabalhar juntos. Agora ele é uma pessoa muito importante na minha vida", declarou Farrell, que ainda enfatizou como Sitek não entrou na banda apenas como baixista, mas como parte da equipe criativa, dando unidade às sessõs de improvisação no estúdio, com o guitarrista Dave Navarro, o baterista Stephen Perkins e Farrell. "Ele voltava e fazia clipes usando pedaços [do áudio] dos ensaios. Isso requer horas ouvindo os ensaios, algo para o qual não estou disposto. Eu gosto de escrever letras e melodias, mas não sou um grande instrumentista, então deixo essa parte para os profissionais".
Quanto à sonoridade de The Great Escape, Farrell revelou que o álbum é diferente de todos os trabalhos anteriores da banda. "É uma mistura estranha daquele pós-punk do Jane's com o que está acontecendo hoje, em bandas como Muse e Radiohead. Por mais que eu gostaria de agradar os fãs mais antigos do Jane's, não consigo evitar seguir em frente. [...] Passo de cinco a oito horas [no estúdio] direto. Gosto de lançar umas ideias, gravar, tomar umas bebidas e sair do processo... Já temos material suficiente para três álbuns. [O conceito do álbum] poderia ser uma fuga para o campo, ou a grande fuga poderia estar na sua mente. Quem sabe nós até consigamos escapar as expectativas dos antigos fãs do Jane's e lançar um ótimo disco", explicou.
O Jane's Addiction pretende entrar em turnê com seu novo álbum, mas ainda não se sabe quem tocará baixo nos shows. "Tenho algumas ideias. Entre eles, escolheria Dave Sitek. Mas ele não é um cara que gosta de turnês, então ainda não decidimos", declarou Farrell. O mais provável é que Chris Chaney, baixista do álbum Strays (2003) se junte a banda na turnê, como fez no mais recente show de Ano Novo.
Duff McKagan, ex-Guns N Roses, que entrou no lugar de Eric Avery, deixou a banda a banda em abril depois de apenas alguns shows e não deve retornar. "Não sei te dizer qual era o problema dele. Você pode perguntar a ele, que está dizendo que foram 'diferenças criativas'. Eu sei que ele não gostava de eletrônico, essa era a queixa dele. Nós temos as nossas também, mas não vale a pena", declarou Farrell.
The Great Escape tem produção de Rich Costey (Muse, Interpol). O primeiro single será lançado em março. O álbum deve chegar às lojas entre junho e agosto.