O show do Sonic Youth no SWU 2011, no dia 14, pode ter sido o último da banda - que já vinha balançando durante a turnê sul-americana desde que o casal Thurston Moore e Kim Gordon, fundadores do Sonic Youth, anunciaram que se separariam depois de 27 anos de casamento.
sonic youth
Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista Lee Ranaldo confirmou que a banda está suspendendo suas atividades indefinidamente. "A turnê rolou bem. [A separação] não afetou muito. Quero dizer, ficamos cheios de dedos um pouco e houve situações diferentes durante a viagem, já que eles não dividem mais o mesmo quarto, coisas assim. Posso dizer que, no geral, os shows transcorreram bem. Vamos ver agora o que acontecerá no futuro. Esses foram, certamente, os últimos shows por um tempo - e acho que vamos deixar assim mesmo", disse.
Ranaldo, que agora se dedica a seu projeto solo, completa: "Toda banda chega ao fim. Nós estamos juntos há muito mais tempo do que imaginávamos, e tem sido incrível. Ainda vamos fazer muita coisa, temos toneladas de material de arquivo, então ainda estamos ligados de diversas maneiras. Estou feliz no momento de poder deixar o futuro rolar, e fico feliz de ter esse outro projeto ganhando peso. Não foi do tipo 'puxa, a banda está acabando por um tempo, preciso fazer alguma coisa'. Aconteceu naturalmente. Eu fiz meu primeiro show [solo] no dia após Kim e Thurston anunciarem [a separação], isso foi bizarro".
Moore, Kim Gordon e Ranaldo são os três principais compositores da banda, formada em 1981 e que ainda tem - ou tinha - em sua formação atual Steve Shelley na bateria e Mark Ibold no baixo.