O palco e a plateia do Oscar 2020 (AFP)

Oscar

Notícia

Oscar vai exigir vacinação de indicados, mas não de apresentadores

Academia também decidiu não exigir uso de máscara para a maior parte da plateia

18.02.2022, às 08H56.
Atualizada em 23.02.2022, ÀS 12H03

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deu detalhes, na noite de ontem (17), sobre os protocolos de prevenção da covid-19 durante o Oscar 2022. Como reportou a Variety, os indicados ao Oscar e seus convidados terão que apresentar prova de vacinação para entrar no Dolby Theatre, mas os apresentadores do prêmio e artistas convidados musicais não passarão pelo mesmo crivo.

A obrigatoriedade do uso de máscaras também será diferente entre as seções da plateia do Oscar. Segundo a Variety, os indicados mais badalados, que normalmente sentam nas partes mais próximas ao palco, não precisarão usar máscaras se não quiserem, enquanto os convidados do fundo e do mezanino do teatro provavelmente terão de encarar a obrigatoriedade.

A Academia justifica as duas separações. No caso da vacinação, os protocolos da Aliança de Produtores e Sindicatos de Cinema estabelecem a obrigatoriedade apenas para profissionais que trabalham na "zona A" de uma produção, definida como aquela em contato direto com os artistas e elenco - no caso do Oscar, os indicados e convidados foram definidos como aqueles que se encaixam nessa zona.

Já no caso das máscaras, o Dolby Theatre terá sua capacidade ligeiramente reduzida para o Oscar 2022, acomodando 2.500 convidados ao invés de 3.300. Assim, aqueles que se sentarem mais próximos ao palco poderão respeitar regras de distanciamento social, o que não será possível para os convidados do fundo.

O Oscar 2022 acontece em 27 de março. A cerimônia terá apresentação do trio Amy Schumer, Wanda SykesRegina Hall.