A ausência de um nome na lista de indicados ao Oscar 2023 na categoria Melhor Filme Internacional chamou atenção: o fenômeno RRR (Revolta, Rebelião, Revolução), importado indiano da Netflix. Com tantos nomes menos elogiados – e até de menor impacto – o que explica a ausência do título na competição?
É simples: a Índia simplesmente optou por submeter outro título como seu representante oficial ao prêmio. Na categoria de melhor filme internacional, os países que desejam disputar uma vaga ao maior prêmio do cinema devem submeter apenas um título para representá-los. Este ano, curiosamente, a Índia foi com The Last Film Show, que entrou na pré-lista de indicados, mas ficou de fora da seleção oficial.
Contudo, mesmo não selecionado por seu país de origem, o filme ainda continuou elegível a disputar em outras categorias, como a de Melhor Canção Original – à qual foi indicado e é atualmente o grande favorito.
Em outras edições do prêmio, longas preteridos por seus países conseguiram prevalecer em outras categorias, como Fale com Ela, em 2002, que foi esnobado pela Espanha, mas foi indicado (e venceu) o prêmio de melhor roteiro original para Pedro Almodóvar.
Com um orçamento de US$ 72 milhões, o longa é um dos filmes mais caros já feitos na Índia e se tornou um sucesso de bilheteria e crítica pelas cenas insanas de ação. A trama se passa na Índia pré-independência, onde um guerreiro corajoso em uma missão perigosa encontra um policial durão que serve ao exército britânico.
A 95ª cerimônia do Oscar está marcada para 12 de março de 2023 e terá apresentação de Jimmy Kimmel, que assume o papel pela terceira vez.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.