Foto: Marcos Hermes/Divulgação

Música

Notícia

Mesmo sem inovar, Paul McCartney volta a fazer o show de uma vida em São Paulo

Astro de 82 anos volta a provar que conhece seu púbico como ninguém

15.10.2024, às 23H32.

Menos de um ano depois de sua última vinda ao Brasil, Paul McCartney voltou a se apresentar no país nesta terça-feira (15), com o primeiro de dois shows marcados no Allianz Parque, em São Paulo, da turnê The Got Back. Mesmo sem inovar e com um setlist quase idêntico ao apresentado nos shows de 2023, o astro britânico provou - mais uma vez - de que domina o seu público como ninguém.

Sir Paul subiu ao palco por volta das 20h30 e deu início à apresentação com "Hard Days Night", dos Beatles, para mostrar aos fãs a que veio. Seu público, como sempre, é uma mescla quase perfeita entre adoradores veteranos, que cresceram curtindo as baladas dos Beatles, com jovens admiradores que amam tanto a sua carreira solo quanto os hits que o quarteto de Liverpool colecionou em seus pouco mais de oito anos juntos.

Sem o mesmo ímpeto de outrora, Paul compensa a falta de mobilidade no palco com seu carisma inigualável. As inúmeras interações em português faziam o público vibrar como se fosse a primeira vez que o ex-Beatle se apresentava no Brasil, mesmo sendo a sua quinta passagem pelo país desde 2014.

O setlist de 34 músicas contemplou todas as fases de seus mais de 60 anos de carreira. Paul intercalava sucessos dos Beatles, passando por seu período com a banda Wings até sua carreira solo. Músico mais do que completo, o astro fazia os fãs vibrarem com cada nota, seja no baixo, piano, violão ou ukelele.

Como sempre, o cantor reservou parte de sua apresentação para emocionar o público. Era normal ver pessoas derramando lágrimas durante o combo “Blackbird”/”Here Today”/”Now And Then”, a última sendo seu último grande lançamento (uma faixa inédita dos Beatles), no qual o telão exibia fotos antigas de Paul ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.

Assistir a um show de Paul McCartney é sentir a vibração de seu corpo evoluir a cada nota, a cada música. Mesmo os que não são familiarizados com sua carreira solo ou com o trabalho com os Beatles se veem cantando e dançando as baladas mais animadas. É uma evolução arrepiante que culmina no êxtase mais profundo quando o astro faz o público praticamente levitar com a trinca mais aguardada da noite: "Let It Be", "Live and Let Die" e "Hey Jude".

Paul se apresenta mais uma vez em São Paulo amanhã (16), seguido de um show em Florianópolis, em Santa Catarina, em 19 de outubro, no estádio da Ressacada. Ao público, ele prometeu voltar - e todos sabem que Sir Paul McCartney dificilmente não cumpre uma promessa feita aos seus fãs.