O artista de histórias em quadrinhos John Cassaday, mais conhecido por criar a elogiada série Planetary ao lado do roteirista Warren Ellis, morreu aos 52 anos. A irmã do quadrinista, Robin Cassaday, confirmou a notícia nas redes sociais, sem citar a causa da morte [via BleedingCool].
Criada em 1999, Planetary se tornou fenômeno de crítica e vendas ao acompanhar um time de indivíduos superpoderosos que investigavam a "história secreta" do século XX, encontrando conceitos fantasiosos como kaiju, lutadores de wuxia e muito mais em carne e osso.
A série teve 27 edições até 2009, e venceu várias estatuetas do Eisner Awards, incluindo duas para Cassaday, em 2005 e 2006. Outro trabalho que lhe rendeu premiações foi Astonishing X-Men (2004-2008), parceria com o roteirista Joss Whedon que marcou um renascimento nos quadrinhos dos mutantes.
Outras obras de Cassaday incluem Desperadoes, seu primeiro trabalho como artista principal em 1997, e passagens por Jovens Titãs, Flash, Superman/Batman, Hulk, Os Vingadores e Capitão América - neste último, influenciando bastante o retrato do personagem no MCU, na pele de Chris Evans.
A partir de 2015, o artista foi figura chave no aumento da popularidade das HQs de Star Wars, transformando o título em um dos mais vendidos da Marvel, ultrapassando um milhão de cópias em seu primeiro ano nas prateleiras.
Cassaday visitou o Brasil em 2018, passando pela CCXP para autografar quadrinhos e conversar com fãs no Artists' Valley (então chamado de Alley) e participar de paineis comemorativos dos 55 anos de X-Men.