Facebook e Marvel Studios/Reprodução - Montagem

HQ/Livros

Notícia

Keith Giffen, criador do Lobo e do Rocket Racoon, morre aos 70 anos

Artista pediu para a família anunciar sua morte como uma piada nas redes sociais

12.10.2023, às 11H20.
Atualizada em 12.10.2023, ÀS 13H54

Keith Giffen, autor e artista de quadrinhos que co-criou personagens como o Lobo da DC e responsável por remodelar os Guardiões da Galáxia para os cinemas e criar a Liga da Justiça Internacional, faleceu vítima de um derrame na última segunda-feira (9). Ele tinha 70 anos e pediu para sua família anunciar sua morte como uma piada em uma mensagem previamente escrita. Giffen A causa da morte não foi revelada e o anúncio foi feito na sua página do Facebook:

"Eu disse a eles que estava doente... Qualquer coisa para não ir para a New York Comic Con, Obrigado", diz a mensagem.

Giffen é conhecido por escrever e desenhar a Legião dos Super Heróis da DC Comics nas décadas de 1980 e 1990, juntamente com a co-criação do mercenário alienígena Lobo com o escritor Roger Slifer para a série Omega Men do início dos anos 1980. Em 1987 foi quando Giffen co-criou a série Liga da Justiça Internacional ao lado de J. M. DeMatteis e Kevin Maguire – que ganhou em 1989 o derivado Justice League Europe, também sob sua autoria e DeMatteis.

Quando a DC reintroduziu o Besouro Azul como Jamie Reyes, em 2006, um estudante latino do ensino médio que ganha superpoderes ao se unir a uma escaravelho alienígena, Giffen foi o responsável por escrever as primeiras aventuras do personagem com os co-criadores John Rogers e Cully Hamner. Este ano, o personagem, interpretado por Xolo Maridueña, protagonizou Besouro Azul nos cinemas, tornando-se o primeiro filme de super-herói latino da sigla.

Antes de atuar pela DC, Giffen trabalhou na Marvel na década de 1970, onde ele e o escritor Bill Mantlo introduziram o Rocket Raccoon nas páginas de Marvel Preview. Décadas depois, o personagem acabaria se tornando parte integral da franquia Os Guardiões da Galáxia, onde foi dublado por Bradley Cooper.

Giffen foi um dos nomes presentes no Artist's Alley da CCXP19.