Divulgação

HQ/Livros

Notícia

Mauricio de Sousa perde eleição na Academia Brasileira de Letras

Quadrinista perdeu eleição da cadeira 8, que será ocupada pelo filólogo Ricardo Cavalieri

27.04.2023, às 16H30.
Atualizada em 27.04.2023, ÀS 17H41

O quadrinista Mauricio de Sousa perdeu a votação da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras, que aconteceu nesta quinta-feira (27). Ele não superou o filólogo Ricardo Cavaliere, que teve 35 votos.

O cartunista, criador da Turma da Mônica, teve 2 votos. Disputavam também o escritor Joaquim Branco, o escritor Eloi Angelos G. D'Arachosia, e o advogado José Alberto Couto Maciel. Outro postulante ao cargo era o jornalista, produtor de TV e escritor James Ackel, que criticou Sousa em diversas ocasiões, afirmando que o que ele fazia não era literatura, e menosprezou os quadrinhos.

Sousa disputava a cadeira que era da acadêmica Cleonice Berardinnelli, morta em janeiro de 2023. O patrono da cadeira 8 (o escritor escolhido como homenageado) é o poeta Cláudio Manoel da Costa. O primeiro a ocupá-la foi Alberto de Oliveira.

Essa eleição da Academia Brasileira de Letras foi a segunda que também utilizou urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio.

O criador da "Turma da Mônica" e de vários outros personagens de história em quadrinhos é membro da Academia Paulista de Letras. Por lá, ele ocupa a cadeira 24 e foi eleito em 2011.

****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.