HQ/Livros

Notícia

Quadrinista alternativo concorre a cargo político no Canadá

Chester Brown já teve publicado por aqui o álbum "A Playboy"

26.09.2008, às 00H00.
Atualizada em 29.01.2017, ÀS 05H04
Chester Brown quer seu voto. Mas só vale se você morar no Canadá - mais especificamente no distrito de Trinity-Spadina, na cidade de Toronto. Brown precisa de pelo menos 100 assinaturas do distrito para lançar sua candidatura a Member of Provincial Parliament

Chester Brown

Chester Brown em um auto-desenho
(Membro do Parlamento da Província), cargo equivalente ao de um deputado estadual no Brasil.

Brown é conhecido de quem gosta de quadrinhos alternativos por trabalhos como Underwater e Ed The Happy Clown, dos anos 90. No Brasil, seu único trabalho publicado é A Playboy, com contos autobiográficos. Lá fora, seu trabalho de maior repercussão é Louis Riel, a biografia em quadrinhos de um importante político canadense do século 19.

O quadrinista concorre pelo Partido Libertário, de pouquíssima expressão na política canadense. A loja de quadrinhos que apóia sua candidatura divulga: "Você pode indicar Chester e depois decidir votar em alguém que realmente possa ser eleito".

A revista Eye Weekly, que entrevistou Brown, diz que, mesmo sem grandes perspectivas, a candidatura do autor seria ameaçada por um fato inusitado: ele recentemente recebeu uma concessão de 16 mil dólares canadenses para fazer uma graphic novel - uma história autobiográfica sobre sua relação com prostitutas.

Os resultados da possível nomeação de Chester Brown saem em 15 de outubro.