Com o disco Gigaton prestes a chegar às lojas e serviços de streaming em 27 de março, o Pearl Jam anunciou nesta terça-feira (10) que adiará indefinidamente os 17 shows marcados do trecho norte-americano da turnê do novo disco por causa do coronavírus. A banda de Seattle alegou prezar pela segurança e saúde de seus fãs, que muitas vezes vêm de outras cidades e países para assistir as apresentações, além de afirmar que a doença tem causado efeitos assustadores em sua cidade natal.
O anúncio de adiamento foi feito no Instagram da banda. No comunicado, o Pearl Jam afirmou ter estudado outras opções além do adiamento da turnê, mas o risco de contaminação e a falta de informações claras transmitidas pelo governo dos Estados Unidos “em relação à segurança do povo e à nossa possibilidade de trabalhar” os influenciaram a tomar uma decisão mais extrema – veja o anúncio completo abaixo:
Gigaton, que será lançado em março, terá 12 faixas e será o primeiro trabalho do Pearl Jam produzido por Josh Evans, colaborador de nomes como Soundgarden e Chris Cornell. O último álbum da banda, Lightning Bolt, assim com a maioria dos discos do Pearl Jam, foi produzido por Brendan O'Brien.
O álbum marcará o primeiro da banda em sete anos e tem lançamento marcado para 27 de março.
Efeito Coronavírus na cultura pop
O COVID-19 é uma nova mutação da família coronavírus que está se espalhando em ritmo alarmante desde dezembro de 2019. A China foi o primeiro país vítima da epidemia, com infecções e mortes confirmadas em todas as suas províncias. Desde então, a presença do vírus foi confirmada em quatro continentes - incluindo a América do Sul, com casos no Brasil, Argentina e Chile.
Filmes como Pedro Coelho 2 e 007 - Sem Tempo Para Morrer tiveram suas estreias adiadas por causa do surto. Entenda como o Coronavírus impacta a cultura pop.