Drew Barrymore se desculpa em vídeo no Instagram (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

Drew Barrymore se desculpa por retomar talk show na greve: "não sou assim"

Atriz foi duramente criticada durante a semana

15.09.2023, às 18H40.

A atriz e apresentadora Drew Barrymore se desculpou publicamente por retomar a gravação de seu talk show em meio às greves de roteiristas e atores de Hollywood. Ela se disse arrependida após receber duras críticas dos sindicatos.

“Acredito que não há nada que eu possa fazer ou dizer agora para que tudo fique bem”, disse Barrymore em um vídeo no Instagram. “Eu queria assumir uma decisão, para que não fosse uma situação protegida por relações públicas, e eu apenas assumisse total responsabilidade pelas minhas ações.”

Ela continuou: “Há tantos motivos pelos quais isso é tão complexo, e eu só quero que todos saibam que minhas intenções nunca foram perturbar ou machucar ninguém. Não sou assim... Peço desculpas profundamente aos escritores. Peço desculpas profundamente aos sindicatos. Peço desculpas profundamente.”

A atriz disse ainda que o motivo para retomar as filmagens do programa foi os empregos dos profissionais. Apesar do pedido de desculpas, o novo episódio do programa segue previsto para ir ao ar na segunda-feira (18).

Entenda o caso:

De forma prática, Barrymore não está furando a greve dos atores para apresentar o programa, uma vez que o contrato referente ao trabalho de apresentadores de programas de variedade e atores de novela foi renovado e retificado em 2022. Seus roteiristas, no entanto, são membros do WGA. Por isso, seguindo as regras da greve, não poderiam trabalhar na nova temporada. Assim, o Drew Barrymore Show precisaria obrigar seus contratados a furar a paralisação, usar roteiristas de fora do sindicato ou seguir sem roteiristas — caso este que não garantiria uma não-violação da greve, de acordo com pessoas da indústria consultadas pela Variety.

Sei que escrever [talk shows] acontece no sentido de que as ideias são lançadas, com coisas que os produtores dizem ao apresentador, o que podem fazer com este ou aquele convidado, o que é adjacente ao trabalho que os roteiristas fazem. Então, é uma área cinzenta, com certeza”, disse Jonathan Bines, roteirista do Jimmy Kimmel Live! que protestava em frente à CBS, onde o Drew Barrymore Show é gravado. “Para mim, isso se qualifica como um trabalho de roteiro”, seguiu, dizendo ainda que cabe ao WGA e à produção do talk show definir se Barrymore e equipe estão furando a paralisação.

A gravação do primeiro programa de volta de Barrymore aconteceu nesta segunda-feira (11) e, além da presença de grevistas fora do estúdio, também acabou em confusão. Dois membros da plateia que usavam pins do WGA foram expulsos pela produção. Um deles, Dominic Turiczek, diz ter sido verbalmente agredido pela equipe do talk show — confira:

Fui para o Drew Barrymore Show após ganhar ingressos. Pegamos pins [na entrada do estúdio], entramos e  fomos expulsos e agredidos verbalmente pela equipe [dela]. Está claro que eles não apoiam [a greve], escritores ou fãs! Então pegamos camisas e nos juntamos [aos protestos fora da CBS]. F*da-se isso. Para esclarecimentos: sabíamos da greve do WGA, mas não que eles estavam fazendo piquete no show de Drew. Até chegar lá dentro, não sabíamos que o programa dela tinha escritores do WGA, cruzando assim os piquetes ao começar de novo. Ganhamos os ingressos no último minuto e não fizemos pesquisas suficientes, é claro.

As greves de Hollywood

O SAG-AFTRA, sindicato dos atores de Hollywood, oficializou a greve em 13 de julho, após semanas de negociações infrutíferas com os estúdios. Entre as demandas dos intérpretes estão novas regras sobre o pagamento de residuais (o dinheiro que atores recebem pela reprodução de projetos na TV e no streaming) e proteções contra o uso de inteligência artificial na produção de filmes e séries.

Em junho, antes de oficializar a greve, o SAG-AFTRA realizou uma votação sobre o tema com a participação de todos os seus membros. 98% dos atores sindicalizados votaram a favor da greve.

Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980. A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.

Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso desde maio, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos. Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.

*************

Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram(t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!