Kevin Conroy, mais conhecido como a voz do Batman na animação clássica do Cavaleiro das Trevas, morreu nesta quinta-feira (10), aos 66 anos de idade. A informação foi revelada por Diane Pershing, dubladora da Hera Venenosa em Batman: A Série Animada, em seu Facebook - confira:
"Notícia muito triste: nossa amada voz do Batman, Kevin Conroy, morreu [quinta-feira]. Ele estava doente há um tempo, mas realmente dedicou muito tempo às convenções, para a alegria de todos os seus fãs. Ele fará muita falta não apenas para elenco da série, mas para sua legião de fãs em todo o mundo. Abaixo, estão fotos de Kevin com Loren Lester, que interpreta Robin, outro comigo e Tara Strong, que dublou episódios mais recentes dos desenhos animados do Batman. E então, finalmente, uma de Kevin e eu na frente do grande público que costumávamos receber quando fazíamos nossos painéis. Descanse em paz, amigo"
Co-criador de Batman: A Série Animada, Paul Dini também lamentou a morte de Conroy com uma postagem simples, mas triste em seu Twitter:
A DC Comics, através da conta oficial do Batman no Twitter, também homenageou Conroy, agradecendo-o por ter vivido o Cruzado Encapuzado de forma tão icônica:
Apesar de ter vivido o Batman principalmente em animações, Conroy era considerado o intérprete definitivo do Cavaleiro das Trevas e chegou a viver uma versão mais velha e violenta do personagem no crossover do Arrowverso Crise nas Infinitas Terras. Ao longo dos anos, o ator dublou Bruce Wayne em séries e filmes animados, além da trilogia de games Batman: Arkham Asylum.
Entre as cenas que fizeram de Conroy um ídolo estão o clássico discurso em que ele diz "eu sou a noite", em Batman: A Série Animada, e o momento em que ele canta "Am I Blue", de Harry Akst e Grant Clarke em Liga da Justiça Sem Limites. Além disso, o ator foi o primeiro a usar vozes diferentes para Bruce Wayne e Batman, algo incorporado nas atuações de Christian Bale, Ben Affleck e Robert Pattinson nos filmes mais recentes do personagem.
Em 2022, Conroy, que era homossexual, relembrou sua experiência em Hollywood na HQ DC Pride 2022, em uma história que conta como ele descobriu e se identificou com a vida dupla do Batman. Lançada em junho deste ano, a trama acompanha o ator sendo rejeitado de vários projetos por sua sexualidade, até ser contratado para dar voz ao Cavaleiro das Trevas.