Morreu nesta quinta-feira (24) o ex-pugilista e lenda do boxe brasileiro Adilson Maguila, aos 66 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila.
Referência em sua modalidade para boxeadores mais jovens, Maguila acumulou 85 lutas em mais de 17 anos de carreira. Foram 77 vitórias e um título Mundial, conquistado em 1995. Ele também encarou outras lendas do esporte, como os norte-americanos Evander Holyfield e George Foreman.
Há alguns anos, o ex-lutador foi diagnosticado há anos com encefalopatia traumática crônica (ETC), condição que teria sido provocada por sua atuação no boxe. Ele compartilhava parte de seu dia a dia em suas redes sociais, onde ainda mantinha contato com os fãs. Atualmente, Maguila estava vivendo no interior de São Paulo, onde recebia tratamento adequado para o problema de saúde.
Além do esporte, Maguila iniciou carreira como cantor em 2009, pela qual lançou o álbum Vida de Campeão. Ele também fez parte do elenco fixo do extinto programa Show do Tom, comandado pelo comediante Tom Cavalcante na Record.
Sua carreira como boxeador quase ganhou as telas do cinema. O ator Babu Santana chegou a ser escalado para viver Maguila em uma cinebiografia, mas o projeto foi descontinuado por falta de verba.