Novas informações sobre as acusações de abuxo sexual contra o escritor Neil Gaiman surgiram através de uma extensa matéria investigativa que detalha anos de comportamento violento do autor contra mulheres. Com isso, o futuro de alguns filmes e séries que adaptam seus livros e quadrinhos pode sofrer alterações.
As acusações abrangem duas décadas e dizem respeito a jovens mulheres que entraram em contacto com Gaiman como a babá de seu filho e fãs de suas obras. O caso foi relatado pela primeira vez no podcast Master: as alegações contra Neil Gaiman, do Tortoise. A série de quatro partes examina os relatos das mulheres sobre sexo violento e degradante com o autor, que, segundo elas, nem sempre foi consensual.
Agora, relatos mais detalhados surgiram, e pintam como Gaiman como um manipulador que se aproveitou de sua posição para abusar de mulheres, tipicamente mais jovens e em situações de insegurança, mesmo com o conhecimento de sua esposa, Amanda Palmer. O casal está há cinco anos num longo e doloroso processo de divórcio e disputando pela guarda do único filho.
Abaixo, você vê como andam as adaptações de Neil Gaiman, autor responsável por obras como Coraline e Deuses Americanos, que já ganharam filmes e séries.
Sandman
Netflix
A segunda temporada de Sandman já foi confirmada pela Netflix e estreia em 2025. Os episódios já foram gravados, então não há praticamente nenhuma chance de uma desistência da parte do streaming agora. Por outro lado, se a renovação da primeira para a segunda temporada já foi um processo longo, com as acusações, não ficaríamos surpresos se esta for a última dança da série, que adapta a obra mais aclamada e popular de Gaiman.
Good Omens
Prime Video
A terceira temporada de Good Omens, ou Belas Maldições, já passou por uma grande transformação depois que as acusações contra Gaiman surgiram em 2024. Ao invés de uma temporada normal, a adaptação do livro de Gaiman e Terry Prachtett seria encerrada com um episódio especial de 90 minutos. As filmagens, contudo, ainda não foram iniciadas. Elas estavam agendadas para acontecer no começo de 2025 e, até onde sabemos, esses planos não mudaram. Após o surgimento das acusações, Gaman se afastou voluntariamente da série.
Anansi Boys
Prime Video
Falando em Amazon, o streaming, que também foi casa da adaptação já encerrada de Deuses Americanos, tem em seus cofres uma temporada inteira de Anansi Boys, uma história do mesmo mundo de Deuses, filmada e, supõe-se, pronta. A série foi anunciada há anos e suas gravações começaram em 2021. Os seis episódios estavam em pós-produção em 2022 quando um dos dois showrunners, Douglas Mackinnon, deixou o cargo. O outro showrunner? Neil Gaiman. Nosso chute é que, um dia, esses episódios serão lançados sem alarde ou aviso no Prime Video, mas não podemos descartar a chance deles continuarem inacessíveis.
O Livro do Cemitério
Neil Gaiman
A maior parte das adaptações de Neil Gaiman vem em séries, mas ocasionalmente vemos um de seus títuloos indo para o cinema. Foi o caso de Coraline e seria o caso de O Livro do Cemitério. O filme, que tinha Marc Foster (Guerra Mundial Z) está em desenvolvimento há tempos, mas isso mudou em setembro de 2024 quando a Disney interrompeu os trabalhos no mesmo. Nada foi dito sobre o projeto desde então, e ficaríamos surpreso de vê-lo voltando à ativa. Esse filme, para todos os efeitos, está cancelado.
Garotos Detetives Mortos
Netflix
As acusações contra Gaiman surgiram pouco depois do lançamento da primeira temporada de Garotos Detetives Mortos, uma adaptação de um derivado de Sandman na Netflix. De lá pra cá, a série, que não teve grande audiência, foi cancelada. A Netflix culpou os números, mas as acusações sem dúvida não ajudaram. Para essa, já era.