Os Simpsons respondeu as críticas do documentário The Problem With Apu, no qual o comediante Hari Kondabolu discute a representação de pessoas vindas do sul da Ásia na TV a partir do personagem Apu.
No episódio, Marge e Lisa falam sobre um livro infantil antigo que Marge editou para ser menos ofensivo. A foto do Apu ao lado da cama, porém, não deixa dúvida de que é uma menção ao filme. Confira:
#TheSimpsons completely toothless response to @harikondabolu #TheProblemWithApu about the racist character Apu:
— Soham (@soham_burger) April 9, 2018
"Something that started decades ago and was applauded and inoffensive is now politically incorrect... What can you do?" pic.twitter.com/Bj7qE2FXWN
"Bem, o que eu deveria fazer?", pergunta Marge. "É difícil dizer. Algo que começou há décadas e foi aplaudido e considerado inofensivo agora é politicamente incorreto. O que você pode fazer?", responde Lisa.
Kondabolu, então, usou o Twitter para comentar a resposta da animação:
In “The Problem with Apu,” I used Apu & The Simpsons as an entry point into a larger conversation about the representation of marginalized groups & why this is important. The Simpsons response tonight is not a jab at me, but at what many of us consider progress.
— Hari Kondabolu (@harikondabolu) April 9, 2018
"Em The Problem with Apu eu usei Apu e Os Simpsons como uma porta de entrada para uma conversa mais ampla sobre a representação de grupos marginalizados e por que isso é importante. A resposta de Os Simpsons hoje não foi um golpe em mim, mas no que muitos de nós consideramos progresso."
No Brasil, Os Simpsons é transmitida pelo canal pago Fox.