Imagem promocional de Hora do Massacre (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Hora do Massacre é “um slasher dentro da Tok&Stok”, brincam diretores

Canadenses do RKSS falaram de como o filme “distorce as regras do terror”

12.07.2024, às 06H00.

O RKSS não estava lá muito interessado em fazer Hora do Massacre. O trio de diretores canadenses, mais conhecido pelo cultuado Turbo Kid, precisou ser convencido a abraçar o projeto escrito por Alberto Marini (um dos criadores da franquia [Rec]) - mas o roteirista apresentou alguns argumentos bem convincentes.

Quando chegaram até nós com a ideia do filme, era basicamente ‘um slasher na IKEA’, e isso atraiu a minha curiosidade”, contou aos risos François Simard, que forma o RKSS com os amigos Anouk Whissell e Yoann-Karl Whissell, em entrevista ao Omelete. Para quem não sabe, a IKEA é uma franquia de loja de departamentos focada em móveis - um análogo da Tok&Stok brasileira.

Em Hora do Massacre, um grupo de jovens ativistas ambientais invade a tal loja na calada da noite, planejando deixar um rastro de destruição (e algumas mensagens escritas nas paredes). Eles não contavam, no entanto, com o segurança noturno da loja, um homem solitário, reacionário e obcecado por caça.

Outra coisa interessante que nos disseram é que seriam as ‘vítimas’ usando as máscaras, ao invés do assassino. Depois, introduziram a ideia de que o vilão seria um caçador, com conhecimento de armas e técnicas de perseguição. Enfim, o conceito todo era muito bem pensado, então isso nos vendeu”, continuou Simard. “Ele é um slasher, sim, mas ao mesmo tempo fica virando os códigos do gênero de cabeça para baixo o tempo todo”.

Do papel para a tela, no entanto, e especialmente com os recursos limitados de uma produção independente, Hora do Massacre foi um desafio. O nosso set era bem pequeno, nós não filmamos em um grande estúdio”, contou Yoann-Karl Whissell. Tivemos que ser bem criativos, porque este pequeno set precisou ‘virar’ uma loja gigante. Mas o que eu gosto nesse elemento do filme é que ele tem um efeito claustrofóbico. Você sente que eles estão enjaulados, e isso funciona dentro do que queríamos transmitir”.

Hora do Massacre é estrelado por Turlough Convery (Sanditon) e Kyle Scudder (Apaixonados Outra Vez), e chega aos cinemas brasileiros em 18 de julho.