John Lafia, coroteirista de Brinquedo Assassino, morreu na última quarta, 29 de abril, em Los Angeles. Ele tinha 63 anos de idade, e a causa da morte foi suicídio [via Variety].
Colaborador do diretor Tom Holland e de Don Mancini, criador de Brinquedo Assassino, Lafia é o responsável por ter dado o nome Chucky ao vilão do longa, que se tornou um dos assassinos mais icônicos do cinema. Mais tarde, Lafia assumiu o posto de diretor para comandar a sequência, Brinquedo Assassino 2 (1990).
Em comunicado, Holland e Mancini prestaram respeitos à Lafia, e elogiaram seu trabalho. “Estamos devastados em ouvir sobre o falecimento de nosso amigo John Lafia. Ele era parte crucial da Família Chucky desde o início, tendo coescrito o original e dirigido o segundo - que é visto em consenso como o melhor da franquia pelos fãs”, falaram.
“John era um artista incrivelmente generoso. Ele me deixava acompanhá-lo em todas as reuniões e aprender com ele no set. Ele me ensinou mais sobre cinema durante a produção de Brinquedo Assassino 2 do que vários semestres na escola de audiovisual”, relembrou Mancini. “John também era uma das pessoas mais criativas, naturalmente e constantemente, que eu já conheci, alguém que sempre estava tirando fotos e anotando ideias.”
O último crédito de John Lafia é pelo remake de Brinquedo Assassino (2019), que não teve sua escrita mas o homenageia pelo uso dos personagens criados por ele. Lafia deixa esposa e dois filhos.