Nosso correspondente nos EUA, Steve Weintraub, nosso parceiro do Collider, visitou o set de X-Men - Dias de um Futuro Esquecido e listou 90 coisas que aprendeu sobre o filme a a franquia X-Men no cinema. Cuidado apenas como os possíveis spoilers sobre a trama.
- Para sua breve, mas marcante aparição em X-Men -Primeira Classe, Hugh Jackman exigiu que a Fox fizesse uma doação para uma instituição de caridade.
- Com 39 sets e 26 locações, 70% do filme foi rodado em estúdio.
- A principal diferença entre o filme e os quadrinhos é que é Logan que volta no tempo e não Kitty Pryde.
- Segundo o produtor e roteirista Simon Kinberg, fazia mais sentido que Wolverine fosse o personagem a viajar no tempo, já que ele não envelhece e conta com o fator de cura.
- O filme começa em uma Moscou parcialmente destruída - leia mais.
- Enquanto parte do elenco esteve presente nos quase 5 meses de filmagem, outros permaneceram apenas alguns dias no set, o que dá uma ideia do tamanho da participação de cada ator. Anna Paquin (Vampira) e Halle Berry (Tempestade) trabalharam 5 e 7 dias cada, Shawn Ashmore (Homem de Gelo) permaneceu no set por algumas semanas e Patrick Stewart (Xavier), Ian McKellen (Magneto) e Ellen Page (Kitty Pryde) estiveram presentes em 3 semanas das filmagens.
- Originalmente, Halle Berry teria mais uma cena do filme, porém, por conta da gravidez da atriz, seu tempo no set foi reduzido e o trecho foi cortado. O mesmo aconteceu com Anna Paquin (que não deve nem aparecer no corte final do longa - leia mais).
- Singer usou dois visuais diferentes no filme. O futuro é sombrio, enquanto o passado é mais claro.
- O filme não será linear, alternando cenas do futuro e do passado.
- Os últimos 25% do filme são de ação sem parar.
- Singer filmou alguns trechos em Super 8 e 16 mm.
- A maior parte do filme foi rodada em 3D.
- Os Sentinelas do passado são perigosos, mas os do futuro são mortais. A única forma de detê-los é com o grupo todo de mutantes.
- O protagonista do filme é Charles Xavier (na versão jovem interpretada por James McAvoy).
- O filme explicará como Charles volta a andar - será com a ajuda de Hank McCoy (Nicholas Hoult) -a cura, porém, terá um preço alto.
- Depois de voltar a andar, o Professor Xavier acaba escolhendo a cadeira de rodas. Parte do arco do personagem está no fato de que ele escolhe a cadeira, ao invés de sentir-se condenado a ela.
- Chris Claremont, autor da HQ que deu origem ao filme, fará uma participação especial no filme.
- O filme tem algumas cenas intensas de diálogo, que chegam até 5 minutos.
- Quando você muda alguma coisa no passado, não transforma imediatamente o futuro. O filme segue uma lógica parecida com a de De Volta Para o Futuro.
- Singer usou a técnica da pré-visualização, que cria digitalmente cenas complexas antes da filmagem, em quase 50% do longa. Apenas as cenas de diálogo ficaram de fora do processo.
- Ao contrário da versão de Patrick Stewart, McAvoy interpreta um Professor Xavier mas sombrio, enérgico, na angústia da sua juventude, até que ele eventualmente amadurece.
- O filme será mais sombrio que Primeira Classe e, possivelmente, mais sombrio que todos os filmes anteriores dos X-Men.
- John Myhre, o designer de produção que trabalhou com Singer no primeiro filme dos X-Men, está de volta.
- Myhre escondeu diversos "Xs" nos sets do filme. Um dos mais visíveis fica na escadaria da mansão X.
- Segundo Singer, há uma recapitulação dos personagens e algumas explicações, assim quem nunca viu um filme dos X-Men conseguirá aproveitar o novo longa.
- Singer diz que sabia que seria possível fazer o filme como ele queria quando Patrick Stewart e Ian McKellen aceitaram participar.
- A WETA será a responsável pelos efeitos visuais dos Sentinelas.
- "Tentamos fazer com que os Sentinelas de 1973 fossem divertidos e estilosos, mas também retrôs. O segredo para isso é que eles não fossem feitos de metal. Isso é muito importante para nossa história pois temos um mutante muito poderoso [que pode manipular metal]", explicou Singer sobre o visual dos Sentinelas.
- Para criar os Sentinelas da década de 70, Myhrese se inspirou em designs de plástico moldado.
- A ideia de escalar Peter Dinklage surgiu pois Singer é um grande fã de Game of Thrones.
- Por conta de dificuldade em se fazer filmes sobre viagem no tempo, Singer precisou criar uma filosofia e estabelecer regras para que a história fosse tão plausível quanto possível.
- James Cameron ajudou Singer a desenvolver o seu universo de viagem no tempo com física. Seguindo essa lógica, Hugh Jackman é o "observador" do filme.
- Com a câmera de alta velocidade Phantom, Singer consegue filmar em até 3 mil quadros por segundo.
- Sobre fazer um filme com personagens menos conhecidos do que os do Marvel Studios: "Você poderia agitar a fórmula e dizer 'aqui está meu filme do Gambit, aqui está meu filme do Deadpool' e todos terão sucesso. Aqui você precisa cuidar [de cada personagem]. É diferente, [os X-Men] são diferentes. Não é um monte de nomes conhecidos que você comprimindo em um mesmo filme".
- Usando a tecnologia da câmera simultânea, Singer conseguiu criar efeitos visuais que seriam impossíveis na época dos dois primeiros filmes dos X-Men.
- Singer brinca e admite que a cena do beijo de X-Men 2 foi "roubada" de O Império Contra-Ataca.
- "Eu nunca serei o tipo de diretor que tem cenas de ação até enjoar, ou ação e destruição até enjoar. Simplesmente acho que isso não faz parte da mim, ao menos que seja motivado pela história e pelos personagens", explicou Singer sobre a quantidade de ação do filme.
- O filme terá cerca de mil cenas com efeitos visuais, segundo o produtor Hutch Parker.
- Os únicos sets que Myhre precisou reconstruir do primeiro filme foram os corredores azuis e o Cerebro. "Foi bem divertido tirar o pó dos projetos de 12 anos atrás. Mas quando você ver [os cenários no filme] será completamente diferente".
- Nenhum set de X-Men: Primeira Classe precisou ser recriado para a sequência.
- Singer já começou a montar o filme durante as filmagens para que se faltasse alguma coisa, um close up, por exemplo, ele poderia fazê-lo imediatamente, sem precisar esperar pelas refilmagens.
- Eles tiveram novas ideias para o terceiro ato quando o filme já estava em produção. Uma dessas ideias foi um novo elemento que eles queriam adicionar às cenas com Mercúrio.
- Myhre queria abraçar a década de 70 da mesma forma que Primeira Classe abraçou a de 60.
- As cenas do futuro são tão grandiosas quanto as do passado, apesar de apenas um trecho do filme ser situado no futuro.
- A pré-produção e o design do filme foram feitos às pressas pois as filmagens, iniciadas em abril de 2013, precisavam acomodar as agendas do grandioso elenco.
- Um dos sets é um monastério chinês.
- Muito dos cenários do filme são ampliados digitalmente. A produção teve tempo de construir apenas uma parte do monastério chinês, por exemplo.
- Singer confessou que ele não prefere ou gosta de ver filmes em 3D.
- Singer, que costuma ser um usuário tímido das redes sociais, decidiu usar o Twitter para honrar os fãs e dividir com eles a experiência de voltar à franquia X-Men.
- Segundo o diretor, todos estão ansiosos pelo lançamento do filme em maio, menos Richard Stammers, o supervisor de efeitos visuais.
- Nicholas Hoult diz que para viver papéis com maquiagem pesada como o Fera você precisa estar disposto a se arriscar e a fazer coisas que podem parecer constrangedoras sem a maquiagem ou o figurino.
- Ao contrário de Matthew Vaughn em X-Men: Primeira Classe, Hoult diz que o estilo de direção de Singer é mais maleável, ele segue mais seu instinto, sem se apagar tanto ao roteiro original.
- Em uma das cenas, James McAvoy deu um soco na virilha de Hoult apenas para "zoar" com ele.
- Sobre o estilo de luta do Fera, Hoult diz que "ele brutal, atlético e ágil, mas muito forte. Ele joga muitas pessoas longe".
- Segundo o ator, depois de ir a Comic-Con, ele sente a pressão dos fãs e precisa estar mais focado e ligado no set para atender as altas expectativas.
- Segundo Hugh Jackman, a ideia de Singer para o tom do filme era criar "uma dinâmica muito realista, humana e rica emocionalmente".
- Nos últimos 14 anos, sua admiração pelo personagem Wolverine cresceu e sabendo que precisará passá-lo para alguém um dia, Jackman diz que tem ficado mais ciumento em relação a Logan.
- Jackman diz que ele, Ian McKellen e Patrick Stewart ficaram impressionados em como Michael Fassbender e James McAvoy interpretaram Magneto e Professor X e que como os eles trouxeram muito para a relação dos personagens no futuro por conta da dinâmica entre os dois na juventude.
- Jackman e Singer afirmam que a situação criada pelos Sentinelas no futuro é terrível para os X-Men.
- "Não havia como dizer não, mesmo sem ler o roteiro, com Bryan envolvido e todos os outros [membros do elenco]. Quem sabe? Pode ser a última vez que eu o interprete. E se for, não haveria forma melhor para terminar", comentou Jackman sobre sua participação no filme.
- Porém, Jackman diz que interpretará Wolverine enquanto os diretores o deixarem ee as ideias de roteiro para projetos futuros forem mais interessantes do que as de projetos anteriores
- Segundo Jackman, a história é fenomenal e vai calar os críticos.
- Como teve mais tempo para se preparar fisicamente para este filme (vindo das filmagens de Wolverine - Imortal), Dias de Um Futuro Esquecido foi o primeiro longa do X-Men em que Jackman não teve lesões.
- Segundo Jackman, ele e o elenco do filme costumam ir a restaurantes juntos, o que acaba intimidando outros fregueses, pois eles são um grupo barulhento e sociável.
- Durante as filmagens de X-Men 2, Jackman e seu filho saíram para pedir doces no Dias das Bruxas vestidos como Wolverine.
- "O grande poder dele não era a habilidade psíquica ou a super inteligência, mas a empatia. Neste filme ele perdeu a habilidade de empatizar com as pessoas pois se tornou muito doloroso para ele", explicou McAvoy sobre as mudanças sofridas por Xavier no novo filme.
- Segundo McAvoy, o fato de ele não se parecer nem um pouco com Patrick Stewart ajuda no desenvolvimento do seu personagem neste filme.
- Ainda não foi decidido como Xavier perderá o cabelo, mas McAvoy diz que precisa ser por um motivo intenso e não apenas para mudar o visual do personagem.
- McAvoy confirma que seu personagem é mais emocionalmente sombrio neste filme.
- No filme, Wolverine se torna um mentor para o jovem e furioso Xavier de McAvoy.
- Segundo McAvoy, ele socou a virilha de Hoult para chamar a atenção do ator em uma cena importante.
- Em uma cena cortada de Primeira Classe, Xavier manipulava a mente de outro personagem para que ele visse Magneto como um travesti.
- Segundo McAvoy, a presença de tantos personagens e grandes nomes no elenco alivia a pressão sobre os atores individualmente.
- Já de acordo com o roteirista Simon Kinberg, o grande desafio do filme é conciliar tantos personagens conhecidos.
- Kinberg revela que seus filmes favoritos de viagem no tempo - e que serviram de inspiração para Dias de Um Futuro Esquecido - são De Volta Para o Futuro e os dois primeiros Exterminador do Futuro.
- Quando Kinberg conheceu James Cameron e contou que estava trabalhando na viagem do tempo de Dias de Um Futuro Esquecido, Cameron autografou o livro "O Making of de O Exterminado do Futuro 2" e escreveu "Não f*da tudo. Com amor, Jim".
- Kinberg diz que o grande foco do filme é o futuro do universo dos X-Men no cinema, pois com a presença dos membros originais e dos novos nomes do elenco eles puderam decidir em que direção as continuações seguiriam.
- Kinberg escreveu pequenas participações para Halle Berry e Anna Paquin pois as atrizes tinham pouco tempo no set.
- Trask e os Sentinelas serão os vilões do filme e os X-Men voltarão no tempo para derrotar a primeira versão dos Sentinelas.
- O artista Jock foi o responsável pelos designs futuristas.
- "A diferença entre X-Men e os filmes focados em apenas um personagem é que X-Men é plural e você tem aquela sensação de ser uma família disfuncional. Essas pessoas diferentes, marginalizadas nas suas próprias vidas, se juntam. Há algo em alguém marginalizado e sozinho que, de alguma forma, pelo menos para mim, não é emocionalmente satisfatório", explica Kinberg sobre o diferem o longa dos outros filmes de herói do mercado.
- A palavra de ordem da produtora Laura Shuler Donner para os filmes dos X-Men é diversidade e que "cada filme dos X-Men seja diferente, para que não exista nunca um cansaço da franquia".
- Donner diz que, enquanto Vaughn fez uma X-Men como um filme de James Bond em Primeira Classe e James Mangold fez um filme noir com Wolverine - Imortal, Bryan Singer retomou o espírito dos primeiros filmes ao reunir o elenco original da franquia.
- Donner esteve fortemente envolvida em todos os sete filmes da franquia X-Men, principalmente na escalação do elenco.
- Segundo a produtora, foi muito difícil conciliar o cronograma de filmagens com os compromissos de McKellen e Stewart no teatro e de Peter Dinklage em Game of Thrones.
- Donner confirma os planos da Fox de seguir o modelo do Marvel Studios, com uma história contínua envolvendo novas sequências de X-Men, além de spinoffs e outros projetos.
- A produtora também confirma que o roteiro para o filme solo do Deadpool é incrível, mas que a produção precisa se adequar a um orçamento baixo.
- Donner diz que a Fox tem cuidado para evitar o lançamento de muitos filmes baseados em quadrinhos em um curto período de tempo, principalmente por conta da política agressiva da Marvel no cinema.
- Segundo Donner, além do anunciado X-Men: Apocalipse, outros filmes dos X-Men estão sendo planejados.
- A produtora diz que não foi usado photoshop nos cartazes de Wolverine - Imortal.
- Donner diz que sua principal desavença com Singer em relação aos filmes dos X-Men é que o diretor tem uma visão mais sombria e ela quer que os longas tenham elementos mais leves.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido chegará aos cinemas em 23 de maio.