Um dos maiores clássicos dos X-Men, A Saga da Fênix Negra marcou época nas HQs pela introdução da entidade cósmica do título, que não só domina o corpo de Jean Grey/Garota Marvel, mas causa uma verdadeira revolução na história dos mutantes, com um legado que persiste até hoje. Curiosamente, o visual único da personagem quase teve uma aparência diferente, além de ter sido criado inicialmente como uma simples mudança de uniforme para Jean.
Em uma sequência de tweets, o editor executivo da Marvel Comics Tom Brevoort revelou visuais alternativos criados por Dave Cockrum (Giant-Size X-Men) para Jean. Enquanto os desenhos originais mostravam o novo traje predominantemente branco, a baixa qualidade dos papéis em que os quadrinhos eram publicados na época fez com que a roupa fosse mudada para verde – eventualmente, a roupa da Fênix se tornaria vermelha. Confira os desenhos abaixo:
Lançada originalmente em 1980, A Saga da Fênix Negra engloba os números 129 a 138 de Os Fabulosos X-Men e conta com roteiros de Chris Claremont (Dias de Um Futuro Esquecido) e arte de John Byrne (Quarteto Fantástico). A HQ foi adaptada para dois filmes diferentes, X-Men 3: O Confronto Final (2006) e X-Men: Fênix Negra (2019).