Colin Farrell e todo o elenco de Sugar se derreteram pelo trabalho do diretor brasileiro Fernando Meirelles durante entrevistas com o Omelete para divulgar a nova série do Apple TV+. Confira abaixo o que o astro da produção falou sobre a colaboração com Meirelles:
Enquanto isso, tanto a produtora Audrey Chon quanto a atriz Kirby (que interpreta Ruby, espécie de “agente” do detetive encarnado por Farrell) compararam o trabalho do cineasta brasileiro com o de “um músico de jazz” — e fizeram questão de frisar a colaboração dele com o diretor de fotografia César Charlone, seu parceiro criativo desde Cidade de Deus.
“Não vou dizer que a gente inventou a roda, tem outros profissionais que filmam de forma bem parecida com a nossa, mas eu pude constatar que é um estilo muito incomum em Hollywood”, comentou o próprio Meirelles ao Omelete. “A diferença principal é que, da forma como eles estão acostumados, o diretor decupa a cena antes das filmagens. Ele chega e diz que vai fazer essa frase com a câmera aqui, depois cortar para lá, fazer o close para o ator reagir à fala, etc. E daí a cena é filmada toda cortadinha, o que significa também que uma sequência de dois minutos às vezes precisa parar 10, 15 vezes para mudar a câmera”.
No método usado por Meirelles e Charlone, enquanto isso, o cenário todo é iluminado de forma “mais chapada” (nas palavras do diretor), e a imagem é manipulada na pós-produção. “No dia a dia, isso significa que os atores trabalham como se fosse uma peça de teatro. Fazemos acontecer ali, no set, com três câmeras, e não precisamos ficar parando. Eles adoram, é claro, porque podem improvisar, reagir uns aos outros, não precisam ficar esperando para a gente repensar as câmeras toda vez que algo muda na cena”, comentou Meirelles, lembrando que esse estilo levou a trabalhos excepcionais de nomes como Rachel Weisz (vencedora do Oscar por O Jardineiro Fiel), Anthony Hopkins e Jonathan Pryce (ambos indicados ao prêmio por Dois Papas).
Nova adição a esse clube de atores que trabalharam com o brasileiro e aprovam o seu método, Kirby destacou: “O Fernando e o César são um duo maravilhoso… a forma como eles veem o mundo é muito alinhada, e muito específica. Não acho que Sugar seria a série que é sem eles dois”.
Amy Ryan, que vive a femme fatale Melanie em Sugar, faz coro à colega de elenco. “O que posso dizer sobre Fernando é o seguinte: eu vou seguir esse homem a qualquer lugar que ele for, porque ele faz coisas maravilhosas acontecerem”.
Os três primeiros episódios de Sugar já estão disponíveis no Apple TV+. Os capítulos seguintes serão lançados semanalmente, sempre às sextas-feiras.