Superman & Lois homenageia as HQs e acerta ao apostar em lado humano do herói

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Artigo

Superman & Lois homenageia as HQs e acerta ao apostar em lado humano do herói

Confira nossas primeiras impressões da nova série do Homem de Aço

24.02.2021, às 14H44.
Atualizada em 24.02.2021, ÀS 15H03

O Arrowverse está passando por uma grande reformulação. Após ganhar forma com séries como Arrow, The Flash e Supergirl, o universo de personagens da DC na TV está trocando algumas peças para começar uma nova fase. Assim, saem de cena o Arqueiro Verde de Stephen Amell e a Supergirl de Melissa Benoist, e entram a Batwoman de Javicia Leslie e o Superman de Tyler Hoechlin, que ganhou sua série própria ao lado de Lois Lane (Elizabeth Tulloch). Mas antes de falar sobre a série em si, é interessante entender o histórico deste Homem de Aço.

O Superman de Hoechlin foi apresentado na 2ª temporada de Supergirl. Quando a primeira foto do personagem foi divulgada, os fãs ficaram decepcionados, achando que o ator estava magro demais para o papel, que o uniforme não era bom e que tudo parecia mais uma fantasia do que o manto do super-herói mais famoso do mundo. No entanto, no momento em que Hoechlin entrou em cena, essa percepção foi deixada de lado. Equilibrando bem os dois lados do Superman, o astro entregou ao público um Homem de Aço mais condizente com os quadrinhos, porém adaptado ao mundo atual. Após mais algumas participações especiais e crossovers, Hoechlin teve sua série própria anunciada, que tomará o lugar de Supergirl, com o encerramento já marcado para 2021.

Assim chegamos a Superman & Lois, que teve seu primeiro episódio exibido nos EUA esta semana. Se encantar os fãs do herói foi uma tarefa difícil lá atrás, a estreia da nova série também chegou carregada de responsabilidade, uma vez que o Superman já teve diversas - e bem-sucedidas - passagens pela TV. O que a série precisava fazer era inovar, trazer um lado do Superman ainda pouco explorado e entregar aos fãs um seriado com personalidade própria, sem soar como um remake. Felizmente, os showrunners Greg Berlanti e Todd Helbing fizeram tudo isso muito bem.

Os primeiros cinco minutos do seriado dão a base que os fãs precisam: Kal-el chega à Terra, é encontrado por Jonathan e Martha Kent. Cresce em Smallville e tem seu primeiro grande baque com a morte do pai: mesmo poderoso, o Superman nada pode fazer diante da mortalidade do homem. Na vida adulta, ele vai para Metrópolis, começa a salvar pessoas (em uma cena que presta homenagem à primeira HQ do personagem), arruma um emprego no Planeta Diário e conhece Lois Lane, o amor de sua vida. Ele conta a ela a verdade, a pede em casamento em plena Fortaleza da Solidão e tem filhos gêmeos: Jonathan, um garoto sorridente e feliz, e Jordan, que lida com ansiedade desde criança e sente uma grande revolta dentro de si. É aqui que começa a história do novo seriado, que acerta principalmente ao focar no lado humano do último filho de Krypton.

Divulgação

Superman ou Superpai?

O primeiro episódio deixa claro que Superman & Lois vai mesclar o tipo de aventura clássica do Homem de Aço com dramas pessoais inéditos. Sim, a série terá o Superman salvando pessoas, desarmando um reator nuclear e enfrentando um vilão poderoso, que parece saber tudo sobre seus poderes e fraquezas. Tudo isso está lá, mas o ponto mais interessante é que ela não deixa de lado a parte humana de Clark, um de seus traços mais interessantes dos quadrinhos.

Se o Superman fosse apenas um herói superpoderoso, o mais forte da Terra, e resolvesse todos os seus problemas à base da força, não haveria muita história para contar sobre ele. O que torna este herói tão interessante é sua humanidade, uma constante contradição: Clark tem força para resolver tudo, mas, na maior parte das vezes, ele evita usar seus poderes em vão e acredita na bondade da humanidade - mesmo quando as próprias pessoas não acreditam.

E este grande contraste está presente no primeiro episódio de Superman & Lois: por mais forte que possa ser, o Superman ainda precisa ser um pai de dois adolescentes, que estão confusos com suas origens e precisam de ajuda para entender o que significa ser filho do Superman. E, neste caso, os poderes do sol amarelo pouco ajudam. Para criar Jonathan e Jordan e proteger sua família dos vilões que o cercam, nosso herói precisa ser menos Kal-El e mais Clark: relembrar dos ensinamentos de Jonathan e Martha e dar aos jovens aquilo que ele próprio teve: uma moral incorruptível.

Ao abordar o herói mais forte do mundo por esta visão, Superman & Lois traz algo inédito para o Arrowverse e para a trajetória do Homem de Aço até aqui. A série faz belas homenagens visuais aos quadrinhos, mas é em sua narrativa que mora o maior tributo ao Homem de Aço: o Superman de Tyler Hoechlin tem o coração de um jovem criado em uma fazenda no Kansas, e nada poderia ser mais fiel ao Homem de Aço do que isso.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.